Dicas de segurança para blogueiros

Dicas de segurança para blogueiros

6 10 99
Dicas de segurança para blogueiros 10 6 99

 

seguranca

Recebi, via Twitter, a notícia que uma colega nossa teve seu login do Google hackeado e perdeu seu blog e todos os demais serviços. Fiquei muito chateada por ela e pela falta de segurança na web.Cracker é pior do que Salsa! Sendo assim, resolvi fazer este post com algumas dicas, que não funcionam 100%, mas poderão ajudar.

A primeira coisa que todo internauta deve aprender, é como não ser vítima de golpes online. Sugiro que assinem os feeds do AvSecurity (jabá) e que leiam, em especial, este post, que é um resumo de tudo: Dicas de Segurança.

Não utilizem a conta do Orkut para blogar. O Orkut é a “Casa da Mãe Joana “e roubo de senha lá é água. Tenham uma conta exclusiva para o Blogger e outra para os demais serviços do Google.

Prevenir é melhor do que remediar, já dizia minha avó. Eu uso duas contas no Blogger, pois se alguém me roubar a primeira, eu ainda posso recuperar o blog com a segunda. Em “permissões”, nas configurações do blog, devemos adicionar esta segunda conta e marcar a opção de administrador.

permissao

É imprescindível fazer backups de tudo! Assim, se perdermos o blog, poderemos criar um novo, com os mesmos posts, template e widgets.

Nós, privilegiados usuários do Blogger, temos duas opções para backups. A primeira, é o Blogger Backup Utility, um programinha que permite que salvemos todos os nossos posts no pc. Vejam o tutorial dele, aqui mesmo no Dicas Blogger: Tutorial Blogger Backup Utility

A segunda opção está no próprio Blogger in Draft.

backup blogger

Devemos entrar em “configurações” e na aba “básico” escolhermos a opção “exportar blog” para salvar todos os posts ou “importar blog” para restaurar posts salvos.

exportar blog importar blog

O Blogger irá salvar todos os posts em um único arquivo, que deverá ficar guardado no HD.

E para salvar template e widgets, vejam este post: Backup do template e dos Widgets.

Boa sorte!

 

PS: O mundo anda muito complicado…

 

44 Comments
Comments
  1. Muito boa a dica! O mundo anda complicado mesmo... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nem fale Ju.. Que bela dica! Vou seguir os passinhos todos porque estou só no começo dessa brincadeira e não quero perder nada rssss
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe me dizer pq no meu blog, no local indicado por vc (Configurações - básico) não existe nenhuma opção "exportar blog"? Não achei... Aliás, não existe mesmo no meu!!! :o/
    Obrigada,
    Bianca

    ResponderExcluir
  4. Boa idéia, ter duas contas de administrador no blog.

    ResponderExcluir
  5. Bibi, não funciona no Blogger e sim no Blogger in draft-link no post-

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante isto. Eu pretendo salvar minhas postagens e modelos num disco bem guardado... antes que o pior aconteça. Por enquanto gravo apenas o HTML de cada elemento em um arquivo de texto. É mais fácil... rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Juliana, desculpa minha ignorância, mas o que é esse Blogger in Draft (qual a diferença dele p/ o outro)? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Seu Blog é bárbaro, estou "morrendo de inveja"! Quando eu "crescer"...Quem sabe, chego lá?

    Em um dos meus blogs, registro frase de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Se aplica a voce e a seu Blog!

    Parabéns! Parabéns! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Aconteceu comigo Juliana, havia perdido tudo também, mas consegui recuperar, não sei se vai dar certo para ela mas vou dizer como foi o lance...

    Roubaram minha senha numa sexta-feira, consegui ela de volta na segunda, como fiz isso?

    Assim que você muda a senha da sua conta Google a opção de trocar ou responder a pergunta secreta é bloqueada, e liberada após alguns dias ( no meu caso 3 dias, eles dão 5 dias ). Portanto vejam como esta opção é importante, definam uma pergunta secreta para vocês.

    Então passados esses 3 dias acessei o Gmail e cliquei em "esqueci minha senha", fui solicitado a digitar meu endereço de e-mail, em seguida me veio a "pergunta secreta", respondi e pronto!

    Não tenho nem como explicar a sensação! :)

    Bom, espero que isso ajude a vítima da vez, e aviso aos navegantes, não usem a mesma conta do Orkut como conta Google, não usem.

    ResponderExcluir
  10. Ju... Excelente dica!!
    Bjo.

    *

    *

    ResponderExcluir
  11. Não tinha pensado nessa de criar duas contas de adm, vou criar mais uma agora!! hehe
    Mas se roubarem uma conta ele ja pode deletar o blog ou precisa da confirmaçao de todos adms?

    Vlw

    ResponderExcluir
  12. Dicas valiosas!! Nunca tinha pensado no lance de duas contas! Beijus

    ResponderExcluir
  13. CARAMBA!
    Eu utilizo a conta do Orkut para blogar. Como faço para separar isso??????????????
    Tem jeito?
    Help!

    (farcristin@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  14. Cara,vou ficar mais atento com isso uso a mesma conta para tudo.

    ResponderExcluir
  15. Depois há a garotada que falam à galera de tudo e muitas x falam tb das contas e passes, depois é o descalabro.
    Sou especialista em informática e maioritáriamente as contas «hacke(adas)» foram reveladas em conversas c/ amigos ou na partilha dos PCs.
    Se partilham o v/ PC nunca memorizem as PWs.

    ResponderExcluir
  16. Juliana, tentei seguir estas recomendações, porém, só pude, até agora, acrescentar outra conta de administrador (e eu achando que sincronizar todos os serviços Google numa conta só, me facilitaria..rsss), pois fui baixar o programa e não consta para o Windows Vista. Tem uma alternativa para esta versão do windows?

    Obrigado.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelas dicas. Estava favoritando seu blog, quando resolvi te visitar. Bendita visita.
    Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Bibi Elias... olha o blogger in draft nada mais é do que um rascunho do bogger e para teste de ferramentas novas, e também da para fazer varias outras coisas como adicionar a caixa de comentario, que usamos aqui no Dicas blogger

    ResponderExcluir
  19. Jú, e quanto a possibilidade de códigos maliciosos nos templates para blogger disponibilizados na web? Existe alguma ferramenta para prevenir-se quanto a isso? Como podemos evitar a utilização de um template que tenha algum código oculto que encaminhe nossas informações ou de algum visitante de nosso blog para pessoas desonestas, seja em termos de estatísticas, IP, através do formulário de contato, ou o que é pior, até instale algum arquivo de maneira oculta em nossas máquinas e que realmente possa trazer problemas sérios de segurança, principalmente para os nossos visitantes, creio que a razão da existência de qualquer blog ? (caso contrário, na aba permissões, selecione acesso apenas aos autores do blog.. rss)

    E em relação ao scripts do analytics ou do relatórios do adwords? Será que através desses códigos seria possível forçar uma invasão de nossas contas?

    Bem, ficam essas dúvidas...

    Encontrei algumas ferramentas interessantes pesquisando o assunto, seguem os links para quem quiser dar uma olhadinha, mas, cautela nas alterações dos scripts, ou aguardemos a opnião de quem realmente entende do assunto:

    http://www.websitegrader.com/

    http://www.bad-neighborhood.com/text-link-tool.htm

    http://validator.w3.org/

    Jú, mais uma vez, obrigado pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  20. A dica de duas contas não vai ajudar porque o cracker pode facilmente apagá-la. Como as duas contas são administradoras, ele pode remover sem problemas, ficando sozinho. O interessante é o comentário neste espaço sobre a pergunta secreta. Isso sim pode ajudar a recuperar. Abração!

    ResponderExcluir
  21. Duas contas nao vai ajudar ele deleta as duas Juliana.
    eu acho que nao tem por onde escapar quando o assunto é roubo de contas da internet.
    O maximo que pode ser feito ao meu ver é colocar senhas mais dificeis;

    ResponderExcluir
  22. Se a intenção for roubar a conta do gmail para SPAM, o meliante nem vai se lembrar de verificar se a vítima tem um blog. Vai apenas trocar a senha do Google e boa. Assim, temos como recuperar o blog, utilizando-se desta segunda conta.Enfim, nada é 100 % seguro.

    ResponderExcluir
  23. É verdade isso, Juliana. No entanto, se a intenção do cujo for acabar com o blog não há nada que ajude... não, pelo menos, depois de o tal ter tomado posse da conta. É bom ter uma senha beeeeeeeeeem comprida. :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Muito bom esse post seu gostei demais.....

    ResponderExcluir
  25. Boa dica! Só não sei se terei "saco" para configurar o blog...

    ResponderExcluir
  26. Soy nuevo en esto, y por lo que veo este si que es un gran blog, me encanta...

    Les queria pedir un favor, no se si pueden, pero me gustaria si me crean una plantilla, seria un muy lindo gesto de parte de ustedes, y la verdad que espero con ganas la respuesta... la plantilla me gustaria que fuera como la que tiene esta pagina web http://www.infiernorojo.com/independiente/

    Gracias, mil gracias por adelantado. Y espero no ser una molestia

    ResponderExcluir
  27. Juliana, você entendeu o e-mail deste Cristian? É o cúmulo! Teria um lugar de honra na cesta de salsinhas, e até é em espanhol! Uau!

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Juliana voce naum vai mais postar??? eu to querendo ver outra postagem aqui no dicas blogger poque eu adoro aqui...

    ResponderExcluir
  29. Agora sim, consegui salvar usando o Blogger in Draft.

    Mais uma criança feliz com esta descoberta blogosférica! kkkk

    Obrigado.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  30. nossa, adorei o blog, vou linkar no meu, ok? bjão e sucesso! yzy

    ResponderExcluir
  31. Olha Juliana realmente, todo blogueiro tem que se cuidar, com links, recados no orkut, se vc usa a mesma conta do orkut pra logar no blogger cuidado ao abrir recaods no orkut, é tudo muito Sério!
    Hoje eu li no Espaço Blogger do Rafael Silveira, que os hacker inventaram uma nova maneira de fazer novas vitimas, agora eles usam a vitória do Barack Obama, com um link para mais informações e por ai vai, a vitima e infectada pelo cavalo de tróia e nem sabe...
    Temos que tomar cuidado ao entrar nestes "becos" da blogosfera....

    ResponderExcluir
  32. Bom, quanto ao fato de alguns estarem perguntando sobre possível fato de terem suas máquinas invadidas durante a visita de algum blog, fórum e etc... sugiro que para se proteger disso usem anti-virus ou no caso de roubo de dados, usem anti-espião, aconselho Avast! para anti-virus e Spybot para anti-espião.

    Só para exclarecer, a Juliana escreveu certo, mas muitos pensam errado, todo Cracker foi um Hacker, porém a partir do momento em que ele faz alguma coisa "do mal" ele passa a se chamar Cracker, e isso deixa "nós" Hackers, bastante nervosos por essa injustiça.

    By KillerJack.

    ResponderExcluir
  33. Excelente dica já fiz as duas recomendações:
    Coloquei outra conta minha como admnistrador e fiz o upload de todos os posts do meu blog.
    Agora estou mais seguro. Grato e parabéns pelo blog, sempre acompanho seu blog. Abraços !

    ResponderExcluir
  34. Eu fiz outra conta como adm no blog e o backup do blog mas não dá mais pra separar a conta do orkut da conta do blog né!?
    []s

    ResponderExcluir
  35. É muito estranho uma pessoa se dedicar a estragar o que é dos outros... Por mais que eu tente entender não consigo sinceramente!
    Quem vai se interessar pelo meu blog meu Deus?
    Acho que por enquanto posso ficar de cabeça fria ;\
    Mas valeu pela orientação!
    Questionadora

    ResponderExcluir
  36. Sim Juliana sei que você não gosta que o comentário saia do assunto, mais como aqui não têm mais formularios para duvida vou ser breve.
    Estou encontrando uma dificuldade muito grande para fazer um titulo legal para meu blog, já tentei pelo Picasso mas a letra fica pequena.
    Não consigo trabalhar com imagem, até tento com suas dicas e com outras que encontro no [Ferramentas Blog], mas sou muito travada e não saiu do lugar.
    Caso você tenha uma sugestão boa vou agradecer.
    Desde já grata pela paciência e boa vontade.
    Questionadora

    ResponderExcluir
  37. Oh, meu oráculo para dúvidas bloguísticas (aka Juliana Sardinha),
    passando para me informar... Um dia ainda serei uma blogueira de verdade!!!!! ahahaha
    beijinhos,
    da sua mais nova amiga, um pouco Salsinha hoje, depois de não ter dormido muito...ahaha
    Cássia (Popysp©)
    http://twitter.com/Popysp

    ResponderExcluir
  38. Ótimas dicas! Só que dá uma preguiça de criar outra conta do ficar tudo mais seguro... :P

    ResponderExcluir
  39. Muito bom o post e o Blog!

    Me ajudou muito na criação do meu blog!

    Usei um template daqui. Tirei o nome do blog do template sem querer, se tiver como colocar de novo me explica!!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  40. Muito boas as dikas, gostey , vlww!

    ResponderExcluir
  41. Muito boa a sua dica, parabéns!

    Uma dica:
    Divulgue o banner da Safernet, para denunciar crimes da internet.
    O link para divulgar é esse:
    http://www.safernet.org.br/site/colaborar/divulgue

    Obrigado pelas dicas que você dá no Dicas Blogger.

    ResponderExcluir
  42. Gente Valeu, essa dica é muito boa, meu blog tem mais de 4300 postagens se eu o perder por causa de hackers, ou se o google o excluir agora é só recuperar as minhas postagens, que maneiro!
    Galera voces estão de parabens , me aliviaram
    Nem precisa de programa para fazer backup, é só exportar o blog e depois importar, e se alguem hackear meu blog, eu desconfiguro o dominio pra ele não usar , pego minhas postagens e pronto, meu blog esta de pé de novo, valeu gente!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top