Etiqueta na Blogosfera

Etiqueta na Blogosfera

6 10 99
Etiqueta na Blogosfera 10 6 99
DentroDarte_artigo2 cópia

Bom, pessoal, nas relações humanas sempre temos alguns protocolos de conduta. O mesmo ocorre com a web. O MSN tem as suas regras, o Orkut também... Já existe até a NETIQUETA (e é bom dar uma espiadinha).
Nas minhas excursões Blogosfera afora, deparei-me com algumas regras básicas que tratei de aprender rapidinho... Quem já está há um bom tempo nisto já as conhece "de cor e salteado", mas o novatos... ah, os novatos... precisam se inteirar das mesmas para, no mínimo, começarem bem....
Segundo a Wikipédia:
Etiqueta é um conjunto de regras ou normas de conduta pelo qual os indivíduos de uma sociedade pautam seu comportamento. Tais normas dizem respeito ao comportamento que as pessoas devem ter nos mais diversos ambientes, nas mais diversas situações.

Sugiro que leiam, também, os seguintes artigos:
15 Erros que blogueiros novatos comentem, por Nospheratt
Dicas para o seu blog, por Ariane.
5 coisas que não gosto em um blog, por Juliana Sardinha.

Vamos lá?
Neste post, coloquei um pouco de regras de convivência e também de como ter um blog legal.
  • POSTAGENS: Regra de Ouro - Não copie um post integralmente de outro blogueiro. Seja criativo. Divulgue as suas próprias idéias. Se a idéia do colega te agradou, desenvolva um texto com a sua cara! Mas se, mesmo assim, você quiser pegar algo deste post (imagens e tal) coloque a FONTE (Créditos) com o link do referido blog. Lembre-se de que aquele autor deve ter ficado horas pesquisando para trazer um conteúdo legal.... teve o maior trabalho... e o seu, qual foi? Crtl+C
  • PARCERIAS: Olha, digamos que é um mal necessário. Muito melhor seria linkarmos nosso blogs preferidos.... mas, na prática, rola muito a troca de links. Ok, eu também faço. Mas sempre verifico o conteúdo do blog antes de divulgá-lo. Iniciantes, não adianta criarem um blog com layout duvidoso e sem conteúdo ainda e já pedir parcerias. Primeiro dê vida ao seu blog, deixe-o bonito e agradável, escreva e - depois sim - solicite a parceria.
  • MEMES: Eis outra coisa que pode gerar melindres. Por regra, parece de bom tom repassá-los, ou ao menos citá-los em seus blogs. Porém, não adianta criar um Meme só para arrecadar links. Os blogueiros experientes são bem mais espertos e perceberão sua intenção.
  • COMENTÁRIOS: Respondê-los sempre. Seja no seu próprio blog ou no de quem deixou o comentário. Seja educado e sempre que possível agradeça aos seus leitores.
  • CONTEÚDO: Não que precisemos ser experts na língua portuguesa. Eu não sou, muito blogueiro também não é... mas o internetês é muito feio! Cuidado também com regras básicas de gramática e ortografia. É desagradável ler estalar (instalar), ropa (roupa), meza (mesa) e assim por diante. Use e abuse do corretor gramatical.
  • LAYOUT: Se você pretende ter leitores, além do conteúdo, um bonito modelo vai bem. Evite músicas (eu fujo desses blogs), excesso de imagens piscando, templates pesados e desalinhados... Tá com dúvida? Pergunte ao Santo Google. Mas não coloque no ar algo que possa ferir os olhos alheios. Eu costumo, ao trocar de template, fazer uma enquete em casa, mesmo... tem funcionado ;-).
  • DÚVIDAS: Não seja pedinte virtual.... antes de sair por aí enchendo os blogueiros de perguntas, consulte (novamente) o Google e (também) as comunidades do Orkut.
  • HUMILDADE SEMPRE: Deu um fora daqueles??? Peça desculpas! Sempre!
Talvez eu tenha sido muito direta, mas acredito sinceramente que, respeitando estas regrinhas, você será muito bem aceito na blogosfera.
Boa sorte aos novos blogueiros!!!!!
13 Comments
Comments
  1. Olá Juliana, tudo bem? Mais uma bela postagem do Dicas e por mais que se resuma, comentários tão pequenos você não vai receber também, mas tentemos.
    *Postagens: Eu visito incontáveis blogs diariamente e em parte deles as matérias são similares ou idênticas, como você citou, "CrtlAltC". Eu pego alguns posts legais e mudo quase tudo, mas nos primeiros dias apertei sim as teclas, por sinal, do Dicas, mas mantive os créditos, mesmo sem saber o que seria exatamente "manter créditos".
    * Sigo você no sentido de ver quem tá chegando e para moralizar criei página com regrinhas e restrições para parcerias. Você tá certinha.
    * Concordo e percebo a intenção da linkagem, mas ao receber, por questão de solidariedade inclusive e amizade, sempre vou aderir e fazer o repasse, como é a regra de memes.
    * Isso é tudo e quem deixa de responder um comentário estará perdendo o leitor, ou ao menos, novos comentários. Isso é básico.
    * Discordo em parte, pois se vou criar um blog significa que sei escrever corretamente ou próximo disso. Erros ortográficos excluem o ser humano da blogosfera e da sociedade. Eu não volto se o cara atropela a ortografia independente de seu dialeto. Se o cara é semi-analfa, deve fazer outras coisas e não escrever ao público, uai.
    * A imagem conta muito. Blogs com estilo de árvores de natal não prosperam, acho.
    * Isso é horrível e foi um erro que cometi na primeira semana de blog. Jamais tentarei indagar um blogueiro sobre como ele faz isso ou aquilo.
    * Humildade sempre.
    Foi direta sim, mas como não ser? Abraço e obrigado por ensinar-nos a blogar.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Carlos, obrigada!
    Este foi um post que deu bastante trabalho pois não há muita coisa a respeito na web. A maior parte do conteúdo saiu da minha experiência na Blogosfera.
    Eu particularmente não me importo que copiem parte de um post meu, contanto que coloquem o link...o que me irrita(e irrita mesmo) é quando copiam até minha opinião..hahahaha
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana

    Sou Rodolfo dono do blog ajudantegeral.blogspot.com.
    venho visitando seu site á um certo tempo, sempre gostei de ler suas postagens; bem eu ainda não conhecia muito bem essa tal de NETIQUETA, ainda bem que ainda não dei uma "partida" de verdade no meu blog (ele ainda ta adquirindo conteúdo), eu ainda to meio confuso quanto a isso, pois no meu blog que tem como tema trabalhos escolares, pesquisas e coisas voltadas para estudos QUASE TUDO é retirado da internet fruto de alguns anos na epoca que eu estudava.
    e por isso (haha) eu não vou achar os donos dos trabalhos, livros, pesquisas, textos e tudo que eu consegui juntar nesse tempo, dessa forma como posso ser "etico" ?
    como vou colocar um texto que não é de minha autoria no meu blog ?
    Se for possivel me ajude .. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. No seu caso, Rodolfo, eu aconselho a colocar AUTOR DESCONHECIDO ou então deixar uma notinha no início da barra lateral explicando esta situação. Mas posso te adiantar que vc está começando bem...pois antes de dar "partida", como vc mesmo disse, está pesquisando, dando forma ao seu blog. Parabéns! E pode contar com o Dicas Blogger. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana
    Olha, ótimo post, sobre etiqueta nos blogs! Muitos estão precisando disso hoje em dia. Concordo com você em muitos(todos) pontos. Mas o que mais me irrita é o tal de Ctrl + C, isso é imperdoável!!
    Tudo bem, eu já copiei textos de outros blogs, mas como eram apenas textos de humor, acho que não tem tanto problema(tem sim!), mas sempre que faço isso, coloco que foi retirado do tal blog, e não apenas a palavra link.
    Ahh, o Carlos está certo no ponto de caras 'semi-analfa' criar um blog, eles tinham que usar o tempo que gastam para blogar, indo a uma escola, e ainda eles não tem nem inteligência de usar um corretor.
    Mais uma vez, ótimo texto! Isso é muito produtivo para a blogsfera, principalmente para os que estão começando. E não tem como não ser direto nesses artigos, tem que falar mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Felipe, realmente é duro ver aquele post que a gente faz com tanto carinho publicado ipsis literis em outro blog.Mas o pior é quando não tem os devidos créditos. Eu não me importo que copiem contanto que a pessoa linke o meu blog, pois aí sim é a fonte, a referência. E se for amigo melhor ainda....vira uma honra!
    E (rssss) concordo plenamente com vc...os analfas deveriam estar estudando e não blogando. Ótima esta!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse post sobre etiqueta. Tão bacana que vou dar um CTRL C + CTRL V, pode? HEHE Brincadeira... Estou deixando o comentário apenas para parabenizá-la pelo Blog, tá cada dia melhor!

    ResponderExcluir
  8. Sem pretender excluir ninguém, vejo como negativo a facilidade de se criar um blogue, pois isso faz com que qualquer pessoa, que não tem idéia do que seja um blogue, comece um e escreva o que quer. Até ai tudo bem, mas além de conteúdo muito pobre o que não dá prá admitir é um blogue com erros de escrita. Isso é horrível, pois para quem não sabe escrever corretamente, os corretores ortográficos existem aos montes e portanto, é puro relaxo, o gente assim não tem vez.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo sucesso do blog, obrigado pelo Artigo "As melhores dicas postadas no Dicas Blogger " (me ajuda, e muito...).
    Só não gostei da parte que vc diz que evita blog de música =[ (fiz o meu com tanto carinho... rsrsrs). Fora isso, muito bom esse artigo... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Criei meu blog a pouco tempo, conto com a ajuda de um amigo que já é um blogueiro de sucesso, mas é sempre muito bom poder contar cada vez mais com conselhos de quem já conhece, confesso que ainda erro em algumas coisas, mas espero conseguir melhorar sempre mais.

    ResponderExcluir
  11. OLÁ
    GOSTEI MUITO DO TEU BLOG E DOAS CONSELHOS NELE TRANSMITIDOS, É SEMPRE BOM SABER MAIS.
    GUIDA

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostei mt do teu blog e vou visita-lo mt vezes, até pq só ontem é q criei um blog e ainda ando a aprender. Portanto as dicas vão dar mt jeito e se calhar ainda escolho um template ;)

    ResponderExcluir
  13. Eu estou começando na blogosfera e me sentia muito burro,mas quando achei esse blog,foi um nmilagre.Adorei

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top