Privacidade digital: melhores práticas para proteger os dados dos clientes

Privacidade digital: melhores práticas para proteger os dados dos clientes

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Sem o devido cuidado com os dados dos clientes, as empresas estão suscetíveis a violações, exposição de dados e até mesmo ao descumprimento da lei


A privacidade dos dados de clientes é uma obrigação de todas as empresas, visando proteger a integridade e confidencialidade das informações fornecidas. Além disso, a organização é responsável por utilizar esses dados de forma ética e dentro dos regulamentos permitidos pelo cliente, e evidentemente dentro das leis vigentes.


Apesar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estar em vigor desde 2020, ainda há algumas dúvidas de como as empresas devem gerir essas informações. Nesse cenário, é importante entender o que é DPO, Data Protection Officer, na nomenclatura original, que pode ser definido como o profissional que atua diretamente para garantir que as organizações cumpram as regulamentações de proteção de dados.

O que faz um DPO?

O profissional desta categoria é imprescindível para que as empresas consigam operar com segurança e dentro das normas todos os dados coletados de seus clientes.


Em linhas gerais, trata-se do responsável por garantir que a organização esteja em conformidade com as leis de proteção de dados, assim como identificar possíveis riscos e orientar a empresa a como resolvê-los. Ele também pode atuar como um conselheiro de funcionários e gestores a fim de auxiliá-los com as boas práticas de proteção de dados sensíveis.


Pensando justamente nessas boas práticas, preparamos um conteúdo que pode auxiliar você e sua organização a iniciar e a aperfeiçoar esse processo. 

Políticas de privacidade transparentes      

Ao solicitar os dados do seu cliente no ambiente virtual, é necessário deixar claro o motivo dessas informações e qual será o uso delas, tanto no presente como no futuro.


Desse modo, é preciso que a organização tenha uma política de privacidade de dados transparente, informando todas as etapas de utilização dessas informações, bem como explicando de que forma os dados estarão protegidos no sistema.


Outro ponto bem importante é sempre manter essa política atualizada, seja por mudanças da própria empresa, seja por alguma nova regulamentação. 

Criptografia de dados   

Uma das principais ações de segurança que toda organização deve ter é proporcionar a criptografia dos dados. Isso porque caso haja qualquer tipo de tentativa de invasão, o sistema de criptografia é responsável por proteger todas as informações importantes, tanto dados pessoais dos clientes quanto informações sigilosas da empresa.

Tenha uma cultura de segurança   

É impossível garantir a segurança dos dados dos seus clientes se a equipe que trabalha na empresa não está seguindo as recomendações necessárias. Dessa forma, criar uma cultura de segurança, com uma equipe consciente sobre a proteção das informações, bem como atenta para agir corretamente no ambiente digital é um passo primordial.

Atualize e modernize seus sistemas  

Garantir que o passo a passo do armazenamento das informações está sendo feito da forma correta e com a tecnologia necessária é fundamental para mapear possíveis falhas e brechas que podem gerar problemas no futuro.


Como falamos anteriormente, o profissional DPO tem como uma das suas obrigações analisar justamente esse ambiente, para garantir a sua qualidade. Da mesma forma, assegurar-se de que todos os clientes da sua base de dados deram a confirmação para a coleta das informações também é interessante. 

Segurança cibernética 

Por mais que o ambiente digital esteja em nosso dia a dia já há algumas décadas, ainda é comum encontrarmos usuários que não se atentam a algumas dicas preciosas de segurança digital. Além disso, é importante atentar-se às atualizações desse meio para estar de acordo com o que há de mais atual em termos de proteção de dados.

Senhas fortes

Evite utilizar senhas repetidas em muitos sites, plataformas e aplicativos. Isso porque, em caso de vazamento de dados, com apenas uma senha, podem acessar diversas informações diferentes sobre você ou sua empresa.


Prefira sempre uma senha difícil, com variação entre letras maiúsculas e minúsculas, combinação com números e a inclusão de caracteres especiais.

Autenticação em dois fatores 

Para entrar nas redes sociais, e-mails, aplicativos de banco e no próprio ambiente corporativo, ative a autenticação em dois fatores. Geralmente, além da senha em si, essa confirmação de segurança envia um código para seu smartphone ou e-mail, com números e letras únicas, que validam esse acesso.


Dessa forma, caso alguém tente invadir os seus dados, essa autenticação em dois fatores garante que o acesso seja bloqueado, sem a senha emitida por essa segunda camada de segurança.


Não se esqueça também de manter os softwares e aplicativos atualizados, pois assim você garante que todos os sistemas de segurança estejam atuando em sua versão mais atual e moderna. Com essas práticas, você, sua empresa e os dados dos clientes estarão seguros. 

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