Projetos de paisagismo em quintais: criação de jardins e áreas de estar

Projetos de paisagismo em quintais: criação de jardins e áreas de estar

6 10 99
Projetos de paisagismo em quintais: criação de jardins e áreas de estar 10 6 99



Em casa ou apartamento, é possível ter um quintal aconchegante e curtir a natureza.

Ter um quintal bonito e aconchegante é o sonho de muitos, e é possível fazer isso usando o paisagismo como aliado. Assim, você poderá ter um espaço confortável para reunir os amigos, a família, com um lindo jardim, piscina e até hortas e árvores frutíferas.

Os projetos paisagísticos são os responsáveis por transformar casas e apartamentos em urban jungles, com cantinhos capazes de nos reconectar com a natureza. Jardins pequenos ou grandes podem ser criados e todo o espaço é aproveitado para proporcionar um incrível ambiente de descanso.

Para fazer um belo jardim no espaço do seu lar, não é preciso gastar muito. Se você tiver em mente o que quer, com ferramentas simples, como a furadeira, é possível fazer muitas mudanças. Mas se você ainda não sabe como começar, poderá pedir a ajuda de um paisagista, que vai te auxiliar a criar um espaço harmonizado.

  1. Verifique o espaço disponível

Como falamos, você não precisa de um grande espaço para mudar o seu ambiente e trazer mais conforto para essa área. Se você tem uma área ampla, é possível colocar plantas de tamanhos variados e de diversas espécies.

Se você não dispõe de tanto espaço e de boa iluminação solar, poderá optar pelos jardins verticais, instalados na parede, e com plantas mais resistentes.

Quem tem pouco espaço também pode usar e abusar de vasos, floreiras e prateleiras para criar seu pequeno jardim. Existe uma grande variedade de modelos e materiais de vasos e plantas que podem ser inseridos em meio a pedras, pedriscos e até mesmo tapetes de gramados sintéticos.

  1. Escolhas as plantas com cuidado

Escolher as plantas é um passo importante e elas precisam ser selecionadas de acordo com o tamanho do jardim para facilitar o cuidado e a manutenção do ambiente. Além de aliar o gosto de quem mora na casa, é preciso levar em conta outros fatores, como:

  • temperatura da região: algumas plantas não sobrevivem em locais muito quentes;

  • umidade;

  • iluminação: algumas plantas gostam de sombra, outras; de meia-sombra e umas; de sol pleno;

  • disponibilidade e tempo suficiente para cuidar do jardim.

Sobre os estilos de plantas, você pode escolher entre espécies ornamentais e arbustos, que requerem mais atenção, ou algumas mais resistentes, inclusive cactos e suculentas. 

Para aqueles que querem jardins mais funcionais, as plantas medicinais são ótimas, como erva-doce, alecrim e cidreira. Outra opção é formar uma pequena horta com salsa, manjericão, coentro, cebolinha e outras plantas que vão trazer mais comodidade na hora de você preparar as refeições!

  1. Crie um espaço para a convivência social

Colocar no quintal móveis bem pensados, como bancos de madeira, puffs aconchegantes, mesinhas pequenas e até um sofá de pallet, pode trazer mais funcionalidade para o ambiente, onde você pode receber a família e os amigos.

Lembrando que os móveis tendem a ser mais simples e sem tantos detalhes. Se o jardim for interno, procure abusar das almofadas e futons, mas não deixe o lugar carregado.

  1. Planeje uma área gourmet

Ter um espaço para refeições rápidas e para momentos sociais é uma grande tendência, principalmente para quem tem quintais grandes. Então, os espaços gourmet são perfeitos para trazer mais vida ao seu quintal

Você poderá escolher uma mesa bonita, um balcão para apoiar e um fogão mais prático, como um cooktop. A ideia é um local aconchegante para refeições rápidas.

  1. Complemente os espaços vazios

Uma solução interessante para preencher os espaços vazios do jardim é usar seixos e pedras para criar uma área que complemente a aparência do local e elimine um pouco do verde. Além disso, é a opção mais funcional para quem tem pouco tempo para regar a grama e pode dar um aspecto mais clean ao jardim.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top