Fôlego financeiro em 2024: soluções para quem não tem 13º salário

Fôlego financeiro em 2024: soluções para quem não tem 13º salário

6 10 99
Fôlego financeiro em 2024: soluções para quem não tem 13º salário 10 6 99



Confira dicas para começar o ano com as finanças sob controle.

O ano sempre começa com um turbilhão de contas e compromissos a pagar, o que acaba com a nossa saúde financeira. Isso fica ainda mais complicado para quem é autônomo, MEI ou freelancer e não recebe 13° salário, benefício que ajuda a dar uma aliviada nas contas. 


Pensando em vocês, preparamos este artigo para trazer soluções que podem ajudar a ganhar fôlego nesse início de ano e evitar o acúmulo de novas dívidas. Para quem não tem direito a benefícios como o 13° salário é importante estar por dentro de tudo, inclusive para saber onde pedir empréstimo, como avaliar os gastos e quando fazer um investimento vale a pena. 


Confira abaixo as nossas dicas para ganhar fôlego financeiro em 2024.

Planeje-se para organizar os gastos de início de ano 

O primeiro passo para dar um alívio nas finanças é o planejamento. Esse fator é ainda mais importante no início do ano em que surgem tantos gastos extras, como o pagamento de IPVA, IPTU, material escolar, entre outros. Então, abra uma planilha e liste todos os gastos de início de ano. 


Faça as contas do total e confira o que pode ser parcelado, quais oferecem bons descontos no pagamento à vista e o que pode ser deixado para frente. Depois, avalie sua capacidade de renda para os primeiros meses do ano e estude a melhor forma de encaixar os gastos no orçamento. 


Dessa maneira, você pode ter uma visão geral do que precisa fazer para honrar todos os gastos e evitar dívidas. Esse planejamento será importante para buscar novas possibilidades financeiras. 

Mapeie despesas e corte os gastos mais supérfluos 

No planejamento, um dos fatores que podem ajudar a aliviar as contas é cortar os gastos mais supérfluos. Mapeie as despesas e avalie o que você pode deixar de comprar ou gastar nesse momento. 


E calma, não estamos falando de abandonar as comprinhas para sempre, mas de fazer um esforço momentâneo para organizar o orçamento. Assim, com as contas em dia e a renda aumentando ao longo do ano, você pode voltar a colocar novos gastos no orçamento. 

Busque opções de renda extra 

Se você fez as contas, já realizou alguns cortes e ainda assim as contas não fecham, buscar opções de renda extra pode ser uma saída. Aliás, para pessoas autônomas, contar com uma fonte de renda extra sempre é uma boa alternativa. 


Em momentos do ano em que a renda diminui, a renda extra pode ocupar esse espaço ou servir para montar uma reserva de emergência para qualquer tipo de imprevistos. Dê uma estudada no mercado, veja o que você pode fazer e vá atrás de um dinheiro extra para ganhar fôlego nesse início de ano. 

Renegocie dívidas 

Para quem tem dívidas que estão atrasadas, a melhor forma de ganhar fôlego é renegociar. Se você fez o planejamento e viu que tem contas que não dá para pagar, entre em contato com os credores e busque renegociar as dívidas. 


Jogue parcelas mais para frente ou tente renegociar os valores com o credor. Não tente apenas escolher qual pagar, busque o contato e se mostre disposto a honrar o compromisso, isso será importante para que o credor tope renegociar. 

Troque dívidas caras por dívidas mais baratas 

Outra opção para aliviar as contas é trocar dívidas mais caras por dívidas mais baratas. Operações como o empréstimo consignado, o saque-aniversário do FGTS ou refinanciamento de veículos ou imóveis são opções com juros menores que oferecem boas ofertas de crédito. 


Essas são opções viáveis para quem possui dívidas no rotativo do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal. Então, avalie a possibilidade de contratar modalidades de empréstimos com juros mais baixos e bom prazo de pagamento para quitar dívidas com juros exorbitantes. 


Com um pouco de calma e foco no planejamento, você encontrará soluções para ter um 2024 com as finanças em dia. A dica é não desistir e sempre buscar soluções para honrar todos os compromissos e estar com a vida financeira sob controle.  

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top