Queda de cabelo: o que pode causar e como tratar?

Queda de cabelo: o que pode causar e como tratar?

6 10 99
Queda de cabelo: o que pode causar e como tratar? 10 6 99



Desvende os segredos por trás dos seus fios e saiba o que você deve parar de fazer e em quais tratamentos investir para a queda


Fios quebradiços e caindo muito indicam que algo não vai bem no seu corpo. Pode ser apenas um erro simples no tratamento das madeixas ou envolver uma situação mais séria, como a falta de vitaminas ou o estresse.


Se você perde muito cabelo, é importante consultar um dermatologista e identificar a causa, além de incluir suplementos capilares em seu cronograma capilar e auxiliar as madeixas a ficarem saudáveis novamente.


Você sabe quais são as principais causas de queda de cabelo e os tratamentos indicados para o problema? Confira abaixo.

Principais causas da queda de cabelo

Existem muitas causas para a queda de cabelo. Desde questões físicas, como o uso de muita química, até psicológicas, como o estresse e a ansiedade crônica. 

Doenças e infecções 

Gripes, resfriados, alergias, dengue e até mesmo covid. Qualquer doença que debilite o sistema imunológico pode causar a queda de cabelos.


Como se trata de um efeito colateral, após algum tempo você vai notar que a queda vai se reduzir e voltar ao normal. Afinal, você deve perder alguns cabelos ao longo dos dias, mas não uma porção deles.

Deficiências nutricionais

A alimentação incorreta também prejudica suas madeixas. Se você foge das frutas, verduras, legumes e não tem o hábito de cumprir todas as refeições, pode se preparar para ver muitos fios caírem.







É uma forma que o seu corpo encontrou para mostrar que algo não vai bem, como um sinal de alerta. Se você fizer exames de rotina, provavelmente vai notar baixas nos níveis de vitaminas e até da imunidade.

Alterações hormonais

O hiper e o hipotireoidismo são os principais causadores de alterações hormonais que resultam na queda dos fios, porém o uso do anticoncepcional e do DIU também pode apresentar esse sintoma.


Como é um sinal de mudança no funcionamento normal do corpo, vale uma visita ao médico para verificar se está tudo bem. 

Uso de muita química 

Você é daquelas pessoas que não pode ver um lançamento de um novo tom que já quer mudar a cor do cabelo? Faz progressiva ou outros tratamentos químicos com frequência?


Saiba que seu couro cabeludo e seus fios estão sentindo todas essas agressões. Mesmo com os devidos cuidados, como seguir o cronograma capilar à risca, você não deve abusar das químicas.

Fatores emocionais

Quando os médicos ressaltam que é preciso cuidar da saúde mental para manter a saúde física em dia, eles não estão brincando.


O estresse e a ansiedade são dois fortes causadores emocionais da queda de cabelos. Isso acontece porque seu corpo está em constante estado de alerta. 

Tratamentos indicados para queda de cabelo

Antes de começar um tratamento para queda de cabelo, é preciso identificar a sua causa, por isso é tão importante visitar o dermatologista. Entre os mais comuns estão:

Uso de produtos antiqueda

São produtos próprios para quem perde muitos cabelos ou faz químicas neles. A ideia é fortalecer os fios e reduzir a queda.


Reposição de nutrientes

Se a questão é nutricional, pode ser indicada uma mudança nos hábitos alimentares, com a inclusão de mais alimentos e até a suplementação alimentar.

Medicamentos orais e tópicos 

Os medicamentos também fazem parte do tratamento e podem ser orais ou tópicos. O principal objetivo é fortalecer os fios e sua raiz, para consequentemente reduzir a queda.

Cuidado com a saúde mental

Se os causadores do problema são o estresse e a ansiedade, o tratamento precisa incluir o cuidado com a saúde mental. Além da inclusão de atividades que distraiam  a mente, a visita ao psicólogo também é recomendada.

Tratamentos específicos para alopecia

Quando a alopecia é identificada, tratamentos para prevenir a calvície são iniciados. Entre eles estão o microagulhamento, a luz pulsada e o laser fracionado.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top