Você sabia? Velocidade de carregamento da página afeta rankeamento no Google

Você sabia? Velocidade de carregamento da página afeta rankeamento no Google

6 10 99
Você sabia? Velocidade de carregamento da página afeta rankeamento no Google 10 6 99
Se você tem um blog, já deve conhecer muito bem alguns critérios do Google para rankeamento, como o número de palavras-chave, conteúdo que direciona para seu blog, links internos e externos, e outros métodos de SEO.

O Google está preocupado em desenvolver um algoritmo de indexação cada vez mais inteligente, o que leva à melhora de alguns critérios para esse rankeamento das páginas. Você sabia que um dos critérios de rankeamento de páginas é a velocidade de carregamento do blog?

Se sua página não oferecer uma ótima experiência para o usuário, esteja ele no desktop ou no celular, você vai cair nos rankings. Afinal, quem gosta de ficar esperando a página da internet carregar e, depois, ainda encarar um blog que não é responsivo?

Ferramentas recomendadas


Quando o Google lançou esse novo fator de rankeamento, logo sugeriu algumas ferramentas grátis para webmasters a fim de ajudar a reduzir o tempo de carregamento das páginas:

Page Speed
YSlow
WebPage Test
Webmaster Tools > Google Labs > Desempenho do site
Code.google.com/speed

Pensar no mobile primeiro


O motivo de esse critério ter se tornado importante é por conta dos celulares. Como o acesso via dispositivo móvel está cada vez maior, o Google precisou priorizar sites e blogs que dão uma atenção maior à usabilidade, à experiência do usuário no blog. Isso vai impactar no número de visualizações na página e, consequentemente, no número de conversões.

Alguns princípios conhecidos como Mobile First orientam o webmaster a pensar dessa maneira. Ou seja, quando se pensa primeiramente na experiência do usuário a partir do celular, em vez do desktop, o blog se torna “responsivo” e se adapta a qualquer dispositivo, ficando melhor posicionado no Google.

Velocidade de internet


Para proporcionar ao usuário essa experiência veloz e eficaz, é imprescindível que você hospede seu blog em um servidor rápido e leve. Na era digital, o sucesso na web é determinado por obter tecnologia de ponta e desenvolver conteúdo limpo e fácil de digerir. O usuário é muito dinâmico e espera que tudo funcione da maneira mais tranquila possível, sem demora. 

Ter um blog com carregamento lento pode significar perda de dinheiro. Mesmo que a velocidade da sua internet não interfira na velocidade da internet do usuário, você vai precisar de agilidade para fazer alterações no blog, subir arquivos, fazer toda a parte de manutenção e administração na web. 

Não vale a pena economizar pouco na hora de assinar um provedor de internet e depois perder esse dinheiro de conversão. Hoje em dia, tem muitos pacotes acessíveis de internet, como o NET combo. Portanto, quando o assunto é velocidade de carregamento do seu blog, não se pode economizar, afinal isso não será um custo e sim um investimento. 

Você tem alguma outra sugestão para melhorar a velocidade de carregamento do seu blog? Compartilhe com a gente!

2 Comments
Comments
  1. Comprimir e/ou hospedar externamente o CSS e o JavaScript são ótimas opções...

    ResponderExcluir
  2. Com minha experiência em blog com filmes, fotos e conteúdo, a quantidade de filmes em cada página pode interferir na velocidade de carregamento. Um assunto que contenha, por exemplo 16 filmes, acabo dividindo o post em duas páginas: Tendo 19 filmes divido em duas páginas com 8 e uma com 3 vídeos ou duas com 7 e uma com 5 vídeos. Acho que o ideal seria no máximo 8 vídeos por página. Fotos de 10 a 12 dependendo da resolução de imagem.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top