Dicas Blogger - 6 anos, uma retrospectiva

Dicas Blogger - 6 anos, uma retrospectiva

6 10 99
Dicas Blogger - 6 anos, uma retrospectiva 10 6 99
Olá pessoal! Faz um bom tempo que não escrevo aqui então estou um pouco enferrujada. Hoje o Dicas Blogger está completando 6 anos e eu não queria que esta data passasse em branco. Em 31 de agosto de 2007, fiz meu primeiro post intitulado (obviamente) Como criar um blog. Eu entendia de blogs tanto quanto hoje entendo de física quântica - absolutamente nada. Mas eu estava entusiasmada com um outro blog que eu tinha ( não vou linkar porque ele nem existe mais) e queria compartilhar o que eu estava aprendendo.

Na época, não existiam nem 10 metablogs nacionais e eu nem sabia o que era um metablog. Eu só sabia que seria interessante escrever sobre o que eu mais gostava na época: segurança digital (tema do meu outro e falecido blog). Pra deixar o Antivirus e Segurança (este era o nome dele, eu acho) mais bonitinho, eu ficava horas e horas pesquisando no Google, sem achar praticamente nada. Do pouco que eu achava, eu ia postando no recém-criado "Dicas Blogger". Não, eu não fazia plágio. Eu testava os recursos e escrevia os posts com minhas próprias palavras. Hoje, quando releio meus primeiros posts, sinto um misto de #vergonhalheia com vontade de rir muito. São completamente toscos. Duvida? Então clique no arquivo de agosto de 2007. E nada de me trolar depois, heim?

O que eu não esperava é que o Dicas Blogger, em pouquíssimo tempo, receberia tantos comentários. Sim, ele recebia 2, 3 comentários e, na época, isso era "muitos comentários". Logo eu descobri que eu poderia acompanhar as estatísticas de acesso dele e, qual não foi minha surpresa, ao ver que ele estava em primeiro lugar no Google para a palavra-chave "dicas blogger"? Aquilo me assustou, pois eu não tinha pretensão nenhuma com ele. Eu estava apenas me divertindo, preenchendo minhas horas vagas. Senti a responsabilidade batendo quando os comentários foram crescendo e os leitores se fidelizando. Pra vocês terem ideia do tanto que eu era tonta, o blog começou em agosto de 2007 e eu só coloquei o contador do Google Analytics em fevereiro de 2008. Não tenho dados dos primeiros 6 meses do blog O.o

Eu nem sabia o que era SEO (search engine optimization) mas achei bacana ver o DB se destacando no Google. Quanto mais eu escrevia, mais os comentários chegavam, mais as estatísticas subiam e mais me dava vontade de escrever. Foi um círculo vicioso. E realmente "viciou". O blog se tornou uma das maiores referência sobre a plataforma Blogger em pouquíssimo tempo, mesmo sem que eu entendesse o que eu estava realmente fazendo. E quais seriam os motivos? Sorte e esforço. Sorte porque escolhi, no chute, um nome legal para ele e porque, na época, praticamente não existiam blogs do mesmo nicho (detesto esta palavra, mas não achei outra melhor). Esforço porque me dediquei a aprender, a criar conteúdo original. Fiz amizades (networking). Assinava um monte de feeds. Lia muito. 


O primeiro aniversário do blog coincidiu com a festa de 60 anos da minha mãe. Que stress! Eu queria fazer um auê na internet, pois eu estava realmente feliz. Consegui então participar de duas festas ao mesmo tempo. Foi engraçado.

Depois de um tempo, passei a me dedicar a criar templates e, até hoje, é o que mais gosto de fazer como metablogger. Mais um tempo depois, surgiu a febre do Twitter, que possibilitou que eu ficasse mais perto dos blogueiros que eu admirava e que meus leitores ficassem mais perto de mim. Foi uma época ótima e, dos bate-papos no Twitter, surgiram inúmeros posts. Eu estava amadurecendo como blogueira e o DB como blog. Eu comecei a usar o Twitter quando fiquei cerca de 3 meses sem internet banda larga. Os mais velhos vão lembrar da minha novela com a Telefônica, mas eu ganhei o processo tá :)

Eu me metia em diversos assuntos e polêmicas. Dava entrevistas (vê se pode?). Fui convidada a participar de eventos com blogueiros influentes e não fui em nenhum deles, um porque não gosto de andar de avião; outro porque eu não me achava influente. Hoje eu vejo que eu havia construido um personagem virtual que eu não queria confundir com o real. Afinal eu sou uma médica séria, responsável e esta coisa de internet é para molecada (juro que às vezes eu pensava assim).

O auge do Dicas Blogger foi em 2010. O post mais visto, comentado e plagiado foi Como usar o Twitter - um guia para iniciantes. Nesta altura eu já tinha feito 1001 campanhas contra o plágio. Meus artigos eram reproduzidos em larga escala em outros blogs. Aquilo me irritava absurdamente. Eu denunciava 100, apareciam outros 200. Comecei a cansar da brincadeira. O artigo sobre o Twitter bombou, bombou pra valer. Nesta época eu já não era mais tão inocente. Fiz o post de caso pensado e deu certo.

Voltando ao DB, eu estava ficando viciada no negócio e teve uma época que eu acreditava que o blog poderia se tornar uma segunda fonte de renda. Não que a medicina não fosse uma ótima profissão. Naquela época era. Hoje já não posso garantir (que venga los cubanos!) É que para poder manter um blog grande, é preciso dedicação e tempo. E para dedicar tempo, recomenda-se que esse tempo seja remunerado. Não deu certo. Então aproveito o ensejo para alertar os iniciantes: metablog não dá dinheiro. Dá só gorjeta. Não acreditem nesses posts de blogs que mal saíram das fraldas com títulos do tipo  "Como ganhar dinheiro com seu blog". É falácia.


Nestes 6 anos muita água boa rolou e muita coisa ruim também. Em 2009, depois de muuuuuuuuuuuuito pensar, resolvi colocar um domínio próprio no blog. Demorei pra tomar essa decisão, pois o DB estava muito bem indexado no Google e com Page Rank 6. Legal. Quando consegui me resolver, o domínio - por uma falha grotesca do Blogger - foi sequestrado. Pois é. Surreal. Aproveito para mandar um beijo pro meu stalker e dizer que ainda estou viva. Tudo foi resolvido através do fórum de ajuda do Blogger. Meus eternos agradecimentos aos envolvidos.

Acho, não tenho certeza, que matei o blog umas três vezes. Pois é, psiquiatra também tem "crises de nervo". A última foi depois de um problema pessoal, em abril de 2011. Hoje eu vejo que eu não estava preparada pro pseudo-sucesso, mas quem é que está, né? Pra minha sorte, encontrei a Priscila Fago no final de 2011 e percebi nela a grande chance de passar o meu legado para alguém. Eu já estava sem escrever haviam cerca de 6 meses. Não sabia o que fazer com o DB. Ela veio dar uma nova cara ao blog. A Dama da Blogosfera havia, enfim, sucumbido (<==drama canceriano detectado hahahaha). Pois é, me chamavam de um monte de coisas, entre elas de a Dama da Blogosfera. Coisa do Cidão, eu sei.


Hoje quando eu vejo a Priscila toda entusiasmada, eu lembro de mim mesma. Conto várias histórias pra ela, pois a história do DB se confunde um pouco com a da Blogosfera tupiniquim. A vantagem, para ela, é que tenho experiência suficiente para orientá-la nos momentos de sufoco, que serão muitos ainda.

Bom, este post já está enorme e eu não gosto de posts longos, tenho preguiça de ler. Pra terminar, quero agradecer a todos que chegaram até este parágrafo. Espero que este resumo dos 6 anos do DB possam ajudá-los em alguma coisa. Meu presente é saber que pude colaborar com a criação de muitos blogs éticos, com conteúdo original; vários deles altruístas, que estão na ativa auxiliando outras pessoas através da internet.

Aproveitem os comentários para deixarem sugestões pra gente. Abraços a todos!

E pra vocês se divertirem um pouco, deixo-lhes algumas imagens de templates que usei no DB ao longo desses anos. Os primeiros eu não consegui encontrar.

 Caso você tenha a curiosidade mórbida de ver estes templates antigos, clique aqui

40 Comments
Comments
  1. Parabéns por esta linda e determinada história de sucesso do Dicas Blogger. O tempo passa e a mudança vem junta e consequentemente aprendemos a fazer coisas que antes seria algo impossível de se fazer. O tempo é uma ótima universidade da vida e quando se trabalha junto aprende mais. Desejo uma grande festa regada a espumantes para toda equipe do DB por estes seis anos de história. Os meus sinceros votos de plena vitória e que permaneçam sempre nesta caminhada de sucesso no mundo da blogosfera. PARABÉNS DICAS BLOGGER!

    ResponderExcluir
  2. Ju, parabéns! O Leio o Mundo é da mesma época do DB, mas eu não escrevo mais nele. Desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, seu site ajuda muitos blogueiros e aspirantes. Acho que seguindo dicas como do seu site e tendo muita determinação é possível ter um blog de sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Juliana!
    Seu trabalho na net é mafgnífico!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Juliana!

    Parabéns a você e à Priscila pela data! 6 anos mantendo um blog no ar é algo para poucos! Torço para que a data possa se repetir muitas vezes ainda.

    Eu já disse várias vezes que o Dicas Blogger foi e continua sendo referência para mim. Como escolhi o Blogger como plataforma - e mantenho firme meu propósito de não sair dele - as dicas que li aqui sempre foram muito úteis! Até hoje me vendo voltando para cá e procurando dicas para fazer algo diferente.

    Obrigado por toda a dedicação e colaboração que vocês deram e continuam dando à nossa blogosfera!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adelson
      Tenho visitado o GB com frequência
      Abraços

      Excluir
  6. Mas você é realmente a Dama da nossa blogosfera, principalmente para todos nós que usamos o Blogger. Muitos metabloggers sérios e "fajutos" tem no Dicas Blogger, a principal referência, tanto é que você é sempre a primeira a ser lembrada quando se trata da plataforma blogspot. Um sucesso que incomodou muita gente, e apesar das inúmeras intempéries, o Dicas Blogger continua firme e forte, e que venham mais 6 ou até mesmo muito mais anos.
    E também, parabéns a Priscila, que realmente incorporou e propagou a blogueira interior que estava, digamos, adormecida! Foi um casamento de puro sucesso! :)
    Long Live Dicas Blogger!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidão, um dos poucos petistas do meu Facebook! rs
      Obrigada querido. Você é um dos leitores mais antigos do DB.
      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Parabéns Juliana e ao Dicas Blogger!
    O apoio técnico que vocês prestam é muito importante para nós que usamos a plataforma. Essa semana tive um problema com o meu blog e vocês, via twitter, me salvaram.
    Vida longa ao Dicas Blogger!

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana!

    Parabéns pelos seis anos de blog. É uma marca e tanto, acredite. Só os fortes sobrevivem....é preciso muito amor e dedicação.

    Também completei seis anos com o meu blog, no dia 20 de agosto, e para mim foi uma viagem no tempo ver como a blogosfera e as redes sociais mudaram (e ainda estão mudando) a internet brasileira.

    Aproveito o dia de festa para falar que graças ao seu blog aprendi e aprendo muita coisa sobre como blogar e como aperfeiçoar o meu blog. Sem dúvida, é uma referência para qualquer blogueiro.

    Fico contente que você encontrou uma pessoa bacana para te ajudar com blog que é a Priscila, e que consegue manter o nível das suas postagens.

    Apesar de não comentar muito sempre estou por aqui prestigiando o Dicas Blogger.

    Mais uma vez, parabéns pelos 6 anos. Que venham muitos mais!

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wander! Você também é "das antigas". Tempo bom!
      Obrigada e um grande abraço!

      Excluir
  9. Parabéns!!!
    Sempre foi o melhor dos metas!!!
    Salvou e ainda me salva sempre que tenho duvidas
    Obrigado, Ju!!!
    Vida longa

    ResponderExcluir
  10. Junior, eu também tenho saudades dos tempos áureos.
    Obrigada por suas palavras
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Juliana, acabei de conhecer seu blog. Criei um blog semana passada e já vi que vou precisar reservar um tempo para mergulhar nos seus posts. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Olá Juliana,

    Te conheci lá no orkut, justamente na comunidade Antivirus e Segurança e não me lembro se foi no teu finado blog ou no Google que cheguei no Dicas Blogger. E daí não sai mais, são mais cinco anos de consultas e aprendizado.

    Excelente forma de ensinar os "incultos" da web..

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Tenho poucos meses de experiência com o blog e as orientações disponibilizadas por você já me salvaram da loucura várias vezes. rs rs rs. Parabéns!
    Zélia Dantas

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Juliana! Nossa, seis anos de blog... Muita garra!
    Meu primeiro blog eu criei em 2007 também, mas como um mero desktop era um sonho distante naquela época, e eu mal ia a lanhouses, ele nunca chegou a ter um mísero post! Hahaaha
    Não sei há quanto tempo devo ter achado o DB no Google, mas foi só esse ano que resolvi me fidelizar e leio todos os posts que vcs publicam. O Dicas Blogger é um metablog MUITO MAIS do que metablog! E o mérito é todo da sua equipe.
    Sou muito feliz por acompanhar o DB.
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Esse post me deu um Déjà vu tão gostoso. Acabei relembrando de situações da blogosfera que ficaram esquecidas. Olha Ju, sabe que sou seu fá né?
    Lembrar disso é chover no molhado, mas uma das coisas que mais me chamaram a atenção nos seus textos, desde meu início na blogosfera, foi a capacidade que você possui de se expressar bem com simplicidade.
    Lembro que o Dicas Blogger foi a principal ferramenta que usei para criar meu 1º blog também no ano de 2007. Era comentarista assíduo e fá incondicional. O tempo pra ser comentarista esvaiu, mas a admiração permanece, prova disso é que o Dicas Blogger é um dos poucos blogs que ainda acompanho através dos feeds.
    Tenho uma história bacana ao lado do DB. Já participei e venci concurso por aqui, vivi suas agruras com os trolls, tive o privilégio de escrever um guest post. Aliás, já fiz parte da equipe DB, por pouco tempo é verdade, mas tenho isso com muito orgulho no meu currículo de blogueiro.
    Tenho certeza também que você escolheu com maestria a pessoa pra tocar o projeto com a mesma dedicação e competência que você tem. Se você é a rainha da blogosfera a Priscila Fago, com certeza, é a princesa. Que vocês tenham um futuro duradouro de sucesso. Um grande abraço de um dos seus mais antigos e fiel fã!

    ResponderExcluir
  16. @Juliana Sardinha Parabéns seu blog é sempre inovador e esclarecedor nos artigos que nos fornece,peço que se puder nos fornecer gentilmente o template que usou no dia 30 de dezembro de 2010

    ResponderExcluir
  17. Somos fãs e tenho certeza de que todos consideram o Dicas Blogger indispensável para a Blogosfera brasileira.

    Parabéns, Juliana, por todo esse trabalho maravilhoso que você fez.

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju!!! :)

    Não poderia deixar de vir lhe dar os parabéns!!!

    Também sou grata ao Dicas Blogger, por tanto aprendizado... mal posso esquecer da minha felicidade ao conseguir dar os primeiros passos ''mexendo nos templates, rsrsrs e depois conseguindo personalizá-lo todo, seguindo os seus tutoriais bem explicados e ilustrados.
    Lembro com que ''ansiedade'' ficava a espera de vc ''liberar'' seus templates para download, sempre que trocava por um novo no DB ehehehe... e assim ''fuçar'' literalmente os códigos era uma aventura divertida.

    Leitora assídua já há bons anos também, igualmente concordo com o Júnior acima quando diz que ...''Tenho saudades dos áureos tempos da Blogosfera em que, apesar das limitações e dificuldades, o ambiente era muito mais aconchegante e propício para fazer novas amizades''...

    Mas diante de tudo isso, fiquei feliz mesmo, em poder tê-la conhecido pessoalmente, e ver o que muitos parecem não enxergar por vezes, que por trás de um monitor, existe alguém ''de verdade'', com vida própria, etc... mas que por algum motivo optou em apesar disso, dedicar parte (e muitas vezes boa parte) de seu tempo, auxiliando os outros.

    Um abraço muito fraterno e um beijo em seu coração direto do meu, Ju!

    ps: e um ''parabéns à Priscila também :)

    ResponderExcluir
  19. Nossa, muitos parabéns a toda a equipe do DB. Sempre com notícias sobre blogger, tutorias muito bons.

    ResponderExcluir
  20. Juliana, parabéns! Meu entendimento sobre blogs é mínimo, mas o pouco que sei aprendi com o DB! A forma de escrever, a intensidade, a quantidade e, principalmente, a qualidade dos posts, tudo, tudo, aprendi aqui. Hoje eu me preocupo muito em postar trabalhos feitos por mim (meu blog é sobre artesanato). Só escrevo se tenho vontade, se o conteúdo me deixa feliz e se entendo que aquilo vai agregar alguma coisa.
    Acompanho o DB e aproveito todas as dicas.
    Abraços e felicidades.

    ResponderExcluir
  21. Eu gostava do 4° template :) curto muito seus artigos! Parabéns! Poucos blogs conseguem alcançar 6 anos de Blog :))

    ResponderExcluir
  22. Juliana,
    estou um pouco atrasado, mas meus parabéns.
    Não somente pelos 6 anos do DB, mas também por tudo que você já fez para a blogosfera nacional.
    Eu entrei na blogosfera em 2008 (março)e muito do que aprendi foi aqui no DB.
    Espero poder ainda lhe acompanhar por muitos anos.
    Sucesso e paz para você e para a Priscila.

    ResponderExcluir
  23. Juliana, parabéns pelo blog! Sensacional! Abraços!.

    ResponderExcluir
  24. Eu desejo mais e mais sucesso ao DB
    Amoooo de paixão, foi e é uma referência para mim.
    Tenho certeza que continuará sendo por muitos anos pela Blogosfera.
    Tenho o prazer e a honra de conhecê-la, admirá-la e dizer:

    Desejo mais e mais sucesso!!!!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns Dra. Juliana pelas partilhas, dedicação, brio, e empenho que empregou até hoje no DB. Sem dúvida que foi, é, e continua sendo, um auxiliar indispensável, e dos mais notáveis, aos utilizadores da plataforma blogger. Por ora resta-me enviar um abraço deste lado do Atlântico para Si Dra Ju, e um Muito Obrigado pelo tanto que aprendi consigo. É sincero e de coração.

    Post Script.: Há 6 anos atrás, o primeiro template que utilizei e aprendi a instalar, foi made by DB ;)

    ResponderExcluir
  26. Ei Ju,

    Assim como você tenho preguiça de ler posts longos.
    Mas acabei de ler o seu e gostei muito.
    Acompanho o DB desde sua criação e nutro por você muita admiração e carinho desde então.
    Recentemente encontrei na minha caixa de emails um email de 2008 que trocamos na época que você estava chateada com a telefônica. Me deu uma nostalgia e uma sensação muito boa de afinidade por gostarmos de assuntos parecidos.
    Eu gosto mesmo é de criar templates também, mas me falta tempo, muito tempo. Aí vou continuando com os hacks que aprendo a aplicar e ensino como aprendi.
    O trabalho da Priscila aqui está sendo muito bom e gosto muito de voltar aqui.
    Quero sempre te ver por aí seja pelo DB ou pelo Face.
    Bjks no seu coração!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns, seu blog é um exemplo de trabalho sério e competente. As suas ajudas sempre me foram muito úteis e tenho muito a lhe agradecer por tudo.

    ResponderExcluir
  28. Muito do que aprendi sobre blogs foi com o Dicas Blogger. Incrível trabalho, posts inteligentes e não apenas manuais. Quando eu percebia tinha aprendido e já estava fazendo as coisas sozinhas, sem ter q ficar procurando os tutoriais a cada segundo. Parabéns por esses 6 anos e que venham muitos mais! Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Tenho muitas e boas lembranças do Dicas Blogger, que conheci por causa da brasileira que tirei da prisão em Portugal. Lembra-se? :D
    Vida longa ao bloguinho!!
    Tim... tim...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top