Protestos e Manifestações - qual é sua postura como blogueiro?

Protestos e Manifestações - qual é sua postura como blogueiro?

6 10 99
Protestos e Manifestações - qual é sua postura como blogueiro? 10 6 99
Qual é a sua postura diante dos protestos e manifestos que ganham as redes sociais e as ruas? Principalmente, quando os movimentos começam a ganhar força e atingir causas mais nobres de interesse de todos, como a liberdade de expressão (diga-se, de protestar), o descontentamento com um governo corrupto, a constante alta da inflação, a precariedade dos serviços públicos e uma polícia intimidadora como nos tempos da ditadura, sem contar outros pontos que poderiam ser citados. O que você faz? Qual é a sua postura como blogueiro? Vejamos alguns posicionamentos:


BLOGUEIRO SURDO, CEGO E MUDO
Não ouve, não vê e não fala. Ops! Também não escreve.


Alguns blogueiros preferem se calar diante das manifestações, protestos e movimentos sociais que ganham repercussão em seu meio social. Agem como se nada estivesse acontecendo. Você não conhece a opinião deles e nem mesmo sabe se eles estão sabendo o que está acontecendo, tamanha é a inércia. Não publicam nada em seu blog e nem mesmo em seus perfis pessoais. Se você acessar o blog ou o perfil, verá o mesmo assunto de sempre, quer dizer, os posts sobre o tema do seu amado e querido bloguinho.

BLOGUEIRO REPLICÃO
O famoso Ctrl+c & Ctrl+v


Ele não fica aquém do que está acontecendo, mas replica em seu blog tudo o que vê. Nesse caso, você não irá encontrar um só texto que seja do blogueiro. Os artigos publicados no blog são, nada mais nada menos, do que posts que ele encontra na internet e replica. E, aí! Você vai encontrar de tudo, menos a opinião do blogueiro.

BLOGUEIRO MARIA VAI COM AS OUTRAS
Não pensa por si mesmo


Ele começa a participar da movimentação, mas fica claramente do lado de uma das partes. Por influência, é claro! Porém, basta uma opinião mais forte sobre o assunto e lá vai ele, abanar o rabinho e mudar o que pensa sobre o que está acontecendo. É claro que ele vai ficar do lado mais vantajoso. E, se as coisas mudarem outra vez, ele muda também. Ele não tem opinião própria, acompanha o que está sempre em maior evidência. O Datena, apresentador de telejornal, fez isso e não pegou bem! Que feio.

BLOGUEIRO BANANA
Aquele que adora ficar em cima do muro

Ele não tem coragem de se posicionar. Prefere ficar em cima do muro e ter uma opinião que não desagrade nenhuma das partes e que não o comprometa. Afinal, se desgastar pra que, né? Se tomar partido de alguém irá pegar mal pra ele, então, não tem porque se posicionar. Ele sempre procura agradar as duas partes tentando conciliar as coisas que tudo ficará bem. Ledo engano, o leitor não está à procura de um blogueiro banana.

BLOGUEIRO BRIGÃO
Provocador e polêmico, gosta de aparecer


Esse não tem papas na língua. Ele se posiciona e parte para o ataque, não deixa barato! Você o verá nas discussões mais calorosas em seu blog e em seu perfil pessoal. O brigão pode até se exceder, na verdade, ele vai se exceder!

BLOGUEIRO TÍMIDO
Aqui as coisas começam a melhorar. Ainda que a abordagem seja simples, o blogueiro não deixa de expressar sua opinião. Ele fica atento aos acontecimentos, aos fatos e compartilha com seus leitores a sua visão a respeito do assunto e contribui para a reflexão e para a construção de uma sociedade melhor.

ENFIM, O BLOGUEIRO FORMADOR DE OPINIÃO
Não consigo pensar na figura de um blogueiro que se cala e que não se propõe a participar da construção de ideias que visem melhorar o meio em que vive, seja ele no mundo real ou virtual. Em outras palavras, todo aquele que se dispõe a criar um blog, presume-se que é porque tem algo a dizer, pelo menos deveria ter. Ah, mas o meu blog não aborda temas políticos e sociais! O Dicas Blogger também não, mas como você pode ver, encontrei um jeito de, como metablogger, participar desta discussão.

Além disso, como blogueiros, devemos ser os primeiros a nos manifestarmos sobre qualquer tipo de intimidação de direitos, inclusive o de protestar. Nós temos o direito à liberdade de expressão e não podemos abrir mão disso. A não ser que, no futuro, você queira que o conteúdo publicado no seu blog seja aprovado pelo Estado. Ahh, estou exagerando? Será? Se todos ficarmos calados... quem sabe! Lembre-se, a repressão começa sempre de um jeito sorrateiro e velado, até que vai ganhando proporções e, quando você se dá conta, já era.

No Twitter, pedi aos blogueiros que escreveram sobre os protestos para enviarem o link do post que eu gostaria de ler. Aos que enviaram, li e retuitei. Se você também escreveu seu post, mande um twitter para @dicas_blogger, que iremos ler e, se você não estiver dizendo nada ilegal, ele será retuitado. Atenção! Não deixe links nesse post, que os comentários com links não são aprovados.

E aí, vai ficar calado? Vai amarelar? Se sentiu incomodado com o artigo? Que bom, já é um começo!!!
12 Comments
Comments
  1. Odeio esses blogueiros que ficam copiando as coisas! U.U

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo!

    Estou apoiando Priscila, meu blog é do mesmo nicho que o seu, mas você abriu os meus olhos vou tentar fazer algo diferente para poder fazer com que meus leitores também apoiem!

    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Eu sou uma blogueira (de 15 anos) que apoio as manifestações!Já estava na hora disso acontecer no Brasil!Enquanto muitos blogs só falam de moda,eu quero fazer é minha parte como cidadã brasileira.

    "Verás que um filho teu não foge a luta..."

    Parabéns amei sua postagem!

    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Independente desta classificação do DB que é bem interessante. É impossível qualquer blogueiro permanecer indiferente ao clamor da sociedade brasileira que luta contra: a corrupção, a violência neste nosso Brasil. Sobretudo a qualquer aumento de preços em qualquer setor da economia, seja de R$ 0,25 centavos, ou mais. A inflação é fato e não se repõe aos salários já corroídos. Está na hora do povo acordar ir às ruas fazer as manifestações legitima. Os blogueiros devem registrar para o mundo em seus blogs o que de fato está acontecendo em nosso país. Queira ou não somos formadores de opinião publica. Um abraço e vamos à luta até o fim. Abraços e sucesso aos amigos do DICAS BLOGER!

    ResponderExcluir
  5. São vários, vi alguns que continuaram a "programação normal" hehe eu mesma tentei escrever textos, montei alguns na cabeça, e foi dificil passar pro blog, então para não escrever nenhuma besteira, coloquei o principal da minha opinião, BEM resumido e algumas imagens, para depois, escrever direitinho, passar pra um papel e depois ir pro blog!!!
    =)

    Beijãozão*

    ResponderExcluir
  6. É assim que devemos nos posicionar, ainda não tenho blog, porem na página que tenho no Facebook sempre estou postando alguma coisa que alerta a respeito dos absurdos que acontecem na administração pública. Devemos cuidar do nosso país e exigir prestações de contas. Obrigado e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o artigo. :)

    Penso sempre em divulgar as informações, dando um parecer pessoal com o mínimo de julgamento possível, e mantendo uma postura ativa diante ao assunto na vida.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia !! eu to querendo escrever algo e isso será um estimulo a mais para isso! E isso não dá pra ficar de fora! Todos pra rua, pois só mostrando a cara temos como reivindicar o que queremos para todos os brasileiros.
    Sucesso sempre ao Dicas Bloger!

    ResponderExcluir
  9. As manifestações atuais parecem ser motivados pelo desejo de mais justiça, mais ética, mais consideração ao próximo, menos corrupção, menos hipocrisía, menos desamor -- sentimentos nobres, sem dúvida, expressados quase sempre de forma pacífica, respeitosa, e democrática. Até aí, tudo bem. Mas já vimos esse filme e por isso não consiguimos nos animar com estas manifestações. Gostariamos de acreditar nas mudanças reivindicadas. Mas vamos ao filme. (Desculpe, mas vou estragar e dizer o que acontece.) Pelo menos nas outras exibições, depois dos nobres ideais iniciais, depois da fome e sede da justiça no primeiro capítulo, o enredo foi assim: 1) os aproveitadores mal intencionados fazem baderna, desvirtuando o movimento para outros fins bem diferentes; 2) o grande vilão é o capitalismo e o sistema político e eleitoral; 3) a imprensa consegue fazer manchetes apelativas; 4) o povão aceita o engodo dos poderosos que declaram seu apoio ao movimento; 5) os políticos que assumem a causa do movimento viram heróis, acalmam os ânimos e calam a massa popular; 6) a grande solução é a educação, ou marxismo, ou humanismo, ou outras receitas para o aperfeiçoamento humano; 7) novos candidatos levantam a bandeira do movimento e são eleitos; 8) os manifestantes ingenuamente pensam que encontraram os porta-vozes que tanto precisavam; 9) os anseios são esquecidos; 10) são ignorados os princípios bíblicos sobre a corrupção do CORAÇÃO HUMANO. No fim do filme, a próxima geração se empolga com uma "idéia nova e inédita" de mudar o mundo e protestar nas ruas! Me desculpem o pessimismo, o cinísmo, mas duvido que esse filme seja muito diferente. Vá em frente, mas acho uma perda de tempo. O mundo jaz no maligno. A cultura pecaminosa está enraizada. Só Cristo pode mudar os corações. Em nenhum momento Ele prometeu mudar a sociedade ou a cultura popular antes do milênio.

    ResponderExcluir
  10. Eu entro na briga, de leve mas entro, quem me conhece sabe que não tenho medo. Precisamos aproveitar a liberdade de expressão, claro que com cautela né?
    Mas com certeza eu uso meu espaço para desabafo, faço o que muitas pessoas tem vontade de fazer mas não tem oportunidade. Tive um post http://www.planetadablogueira.com/2012/11/fuleco-o-tatubola-da-copa.html Que foi debatido incansavelmente, a respeito do Fuleco. Gostei da interação, as pessoas vieram pro debate. Acho que devemos sim usar nosso blog pra falar. E que seja original, sempre!!

    Beijo meninas!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom... Eu tentei blogar minha opinião e também repassar alguns fatos que julguei importantes. Mas creio que a melhor coisa mesmo é a expressão do nosso sentimento.
    Os círculos de leitores podem ser diferentes, mas em momento ou outro os pensamentos e ideais se cruzam.
    Estamos nós aqui, um pouco de dentro de casa, outro pouco nas ruas, mas todos com suas opiniões [formadas ou em formação] que devem ser expressadas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top