Novidade: Preferências de pesquisas

Novidade: Preferências de pesquisas

6 10 99
Novidade: Preferências de pesquisas 10 6 99
Muitos especialistas da blogosfera afirmam que o Blogger não é uma boa plataforma na hora de implementarmos técnicas de SEO. Isso até certo ponto era verdade; mesmo as alterações mais simples em termos de SEO para garantir uma melhor indexação e maior qualidade nos resultados de busca demandavam alguns conhecimentos em edição HTML que a maioria dos usuários não possui.

Mas a última novidade anunciada pela equipe do Blogger vem facilitar a vida de quem quer manter boas práticas de SEO em seus blogs. Acessando as configurações do seu blog, na guia Preferências de pesquisa, você tem várias opções para ajudar na indexação do seu blog. Abaixo um pequeno resumo das novas opções.


Metatags

Descrição: nesta opção você pode definir a descrição que acompanha os resultados de pesquisa que levam a home do seu blog.

Recomendo fortemente que vocês ativem essa opção, pois ao fazê-lo, além de garantir que os mecanismos de busca indexem uma descrição mais amigável do seu blog, você terá habilitada a opção Descrição da pesquisa no editor de postagens.


Usando essa nova opção você pode definir um texto para aparecer junto ao resultado de pesquisa para cada post do seu blog. Está opção é bem interessante pois, por padrão, o Google indexa as primeiras palavras de nossas postagens, mas as vezes o início de um texto não faz jús as informações que o texto contém. Usando a Descrição de pesquisa você pode criar uma descrição mais atrativa nos resultados de pesquisa e atrair mais visitantes.

Ainda no editor de postagens temos duas novidades bem interessantes. A primeira é que agora, ao incluir um link no seu post, você tem a opção de atribui-lo como nofollow. A segunda é que ao incluir uma imagem no post, você tem a opção Properties, que permite adicionar um título (TITLE text) e uma descrição (ALT text) da sua imagem para os mecanismos de pesquisa; preencher estes campos pode trazer vários usuários que usam os mecanismos de pesquisa de imagens.


Erros e redirecionamentos 


"Página não encontrada" personalizada: aqui você pode escrever um texto para personalizar a mensagem de página não encontrada, cujo padrão hoje é "A página que você está procurando neste blog não existe.". O mais interessante deste recurso é que, apesar de o texto personalizado ser pequeno, você pode incluir elementos HTML no mesmo, como por exemplo um link para a home do blog ou para uma página de pesquisa.

Redirecionamentos personalizados: um recurso bem interessante. Você pode criar um redirecionamento de uma página do seu blog para outra página. Como exemplo, você pode encaminhar visitantes de um determinado post encontrado nos resultados de pesquisa para outro post que contem uma versão mais atualizada das informações; assim você não perde visitantes e entrega sempre o conteúdo mais atualizado para os seus leitores.

Rastreadores e indexação

Se você não possui conhecimentos avançados em SEO recomendo que não altere nada nesta seção, pois você pode acabar prejudicando a indexação do seu blog nos mecanismos de pesquisa.

Robots.txt personalizado:
um dos recursos mais pedidos pelos usuários avançados. O arquivo robots.txt permite que os donos de sites indiquem para os robôs de pesquisa as páginas que não devem ser indexadas e onde se encontra o sitemap do site. Manter um robots.txt bem configurado ajuda na indexação do seu blog e pode evitar vários problemas, como por exemplo indexação de conteúdo duplicado.

Tags de cabeçalho de robôs personalizadas: com esta opção você pode criar configurações de indexação para os mecanismos de pesquisa bem mais complexas do que através do robots.txt. Você pode por exemplo indicar que todos os links da home do seu blog ou das páginas de arquivos sejam nofollow.

Você pode encontrar mais informações em inglês sobre SEO no Blogger nos artigos da Central de Ajuda About Blogger and SEO e Increase traffic with SEO


14 Comments
Comments
  1. Gostei da novidade. Espero que ela realmente funcione na prática. Os meus posts, quando aparecem no facebook, sempre vêm associado ao primeiro comentário postado por um leitor, que, muitas vezes, não tem nada a ver com o conteúdo. Será que esse novo recurso vai resolver o problema?

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos; acho que as novas opções não vão resolver o problema, até onde pesquisei esse problema com o Facebook é gerado pelo próprio Facebook.

    ResponderExcluir
  3. Eu Não entendi muito bem essa nova fucionalidade tem como dá um exemplo na pratica? "Redirecionamentos personalizados:"

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica, eu já havia inserido uns códigos para buscas, mas o blogger tá arrasando com essa nova função. Valeu muito!!!

    ResponderExcluir
  5. No meu não tá mais aparecendo a página do "Página não encontrada", nem quando ela é personalizada. '-'

    ResponderExcluir
  6. Fica só uma duvida, pra quem editou as meta tags pelo Html, deve fazer denovo ? ou vai dar conflito ?

    ResponderExcluir
  7. Anderson, para criar um redirecionamento preencha o primeiro campo com o final da URL do post a ser redirecionando e o segundo campo com a URL de destino. É importante perceber que o valor dos dois campos deve sempre começar com o caractere /, como por exemplo /2012/03/novidade-preferencias-de-pesquisas.html

    ResponderExcluir
  8. Victor, tente desativar a personalização de "Página não encontrada" e veja se ela aparece novamente.

    Camilo, provavelmente você vai ter um conflito se editar as metatags pelo painel do Blogger, melhor manter apenas as alterações manuais que você fez.

    ResponderExcluir
  9. Esta atualização está dísponivel a todos os usuários ? Pois na minha conta ainda possui tais funcionalidades....

    ResponderExcluir
  10. Maicon, só está disponível na nova interface

    ResponderExcluir
  11. O blogger tá melhorando a cada dia ! Tanto para quem tem experiência com códigos quanto para leigos !

    ResponderExcluir
  12. Parabens pelas explicações... muito úteis

    ResponderExcluir
  13. Os redirecionamentos personalizados desaparecem quando eu edito o html do blog ou descrição para mecanismos, configurações - metatags - descrição. Ocorre quando uso o Draft ou o normal também quando uso qualquer navegador. Não toda fez que entro nesses campos que da esse problema, tou com esse problema desde o lançamento. Gostaria de saber se a outra forma de colocar os redirecionamento personalizados?
    Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  14. Errado! eu tenho meu blog com template Blogger não tem descrião de pesquisa, só tem em meu template personalizado que eu Baixei, e como colocar a palavras chave? ou descrião de pesquisa no Blogger?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top