Conversando sobre monetização de blogs

Conversando sobre monetização de blogs

6 10 99
Conversando sobre monetização de blogs 10 6 99

A minha experiência em rentabilizar os meus blogs não é das melhores. Como eu disse em entrevista recente, estou longe de viver dos rendimentos proporcionados por eles; entretanto, percebi que esse tema ainda não foi abordado de forma satisfatória aqui no blog e resolvi dar a minha contribuição, através de pesquisas em diversas fontes.

Formas de Monetização

Programas de afiliados

Como vocês já devem saber, existem diversas formas de ganhar dinheiro com blogs. A mais comum é através dos programas de afiliados, onde o serviço Google AdSense comanda. Outros serviços disponíveis são: HotWords, Submarino, Mercado Livre, Uol Afiliados, Buscapé, entre outros. A maioria trabalha com anúncios contextuais que consistem na exibição de links ou banners em consonância com o conteúdo do blog. Por exemplo: um blog sobre carros exibirá anúncios sobre carros.

Publieditoriais

Como muito bem definiu o Caio Novais, do Brogui:

Publieditoriais são, o que alguns chamam de “post pago”, posts feitos para anunciar/divulgar/vender algum produto, normalmente eles são contratados por agências que escolhem determinados blogs para veicular este “anúncio”, alguns blogs são escolhidos pelo número de visitas, temas, tempo de permanência de leitores no blog, e por ai vai.

Ou seja, o blogueiro é pago para escrever - em forma de post - sobre um determinado produto, ao contrário dos anúncios patrocinados que são à parte do texto de um blog. Há quem não concorde, alegando que “opinião não se vende”. Lendo alguns comentários do Brogui encontrei esta preciosidade:

só nao gosta do pedaço do bolo quem não foi convidado pra festa

Locação de espaços e os midia kits

Alguns blogueiros também alugam espaços nos seus blogs para veiculação de publicidade através de banners e criam os midia kits a fim de facilitar o acesso dos futuros anunciantes. Dois exemplos de midia kits muito bem feitos são os do Bobagento e do Daniel Becher. Nos midia kits são inseridos dados estatístcos do blog e o valor dos anúncios.

Reflexões sobre publicidade em blogs

Dois artigos postados nesta semana nos convidam à reflexão sobre a atual forma de montetização de blogs. No primeiro, o Caio Novais explica detalhadamente o que é o post pago e, no segundo, o Wagner Fontoura questiona o atual modelo de publicidade na web.

Publieditoriais - O que são?

A falência da publicidade como modelo único de negócio na web

Além dos dois excelentes posts citados acima, a Revista Época dedicou três páginas para tratar do tema - A publicidade está invadindo os blogs – onde conversou com o Caio Novais do Brogui e com o Raphael Mendes do Bobagento, dois blogueiros com larga experiência no assunto.

Minhas considerações sobre o tema

Se os blogs possuem visibilidade e os blogueiros já são considerados formadores de opinião, é natural que sejam procurados para a veiculação de publicidade.

Falando mais especificamente dos publieditoriais, acredito que se deve atentar a três coisas: manter a transparência, ou seja, o leitor deve ser notificado que aquele post se trata de um artigo pago; evitar tecer elogios a um produto sem conhecimento de causa; evitar escrever sobre algo que não seja relacionado ao segmento do blog.

No mais, cada um deve fazer o que achar melhor.

Eu já fui procurada para publicar releases “na faixa” (risos) e não fiz. Oras, o Dicas Blogger já tem uma boa representatividade e isso deve ser valorizado ao menos por mim. Obviamente que se me procurassem para escrever um post pago de algum produto que não fosse relevante para o meu público, eu também não aceitaria.

Não me compete julgar os meus colegas. Se o blog possui um conteúdo que me agrada, pra mim tanto faz se um ou outro post foi patrocinado, afinal nem relógio trabalha de graça.

Manter um blog de qualidade requer tempo, pesquisa e muito estudo. É um trabalho como qualquer outro. O diferencial em relação à maioria das outras atividades laborais é o prazer proporcionado. Tem coisa melhor do que trabalhar fazendo o que se gosta?

Longa vida aos probloggers!

34 Comments
Comments
  1. Oi Juliana,

    Estou chegando agora na blogosfera e confesso que ainda estou "meio aos trancos e barrancos". Eu realmente tenho muito que aprender e estou ainda aquem de me tornar no minimo um blogger regular. Dito isso, so queria expressar que abordagens como esta que voce tem feito no Dicas Blogger tem me ajudado bastante. Cada vez que leio teus posts aprendo um pouco mais a respeito de como fazer e "nao fazer um blog. Ate aqui estou adorando a experiencia. Monetiza...o que? Ta longe pra mim sequer sonhar em fazer grana com isso. Abracao e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. É Juliana, essa questão de posts pagos é complicada, conheço leitores que não gostam disso. Dizem que "Sujam" o blog...(Um exemplo disso é o drpepper.com.br)
    Mas concordo com vc, nem relogio trabalha de graça...
    Estou esperando meu blog ganhar mais visibilidade para só então pensar em monetização.
    e outra coisa: vc reparou que o blogger abriu uma nova aba para "monetização" na painel do blog?
    Beijos temais.... ;-)

    ResponderExcluir
  3. Sou relativamente novo no mundo de blogs, apesar de trabalhar com sites há mais de ano. Porem uma das coisas que vi num curso sobre desenvolvimento web que fiz, na parte que falava de publicidade, eh q as pessoas não acessam sites para clicar em anuncios, kerem a informação em si e si essa informação não esta la, a pessoa sai da pagina imediatamente. meu blog tem anuncios, outro site meu tambem, mas viver ou ganhar dinheiro com isso, não tenho muita esperança. Coloko os anuncios, o q ganhar será bem vindo. Uma dos formas d ganhar seria alugar o espaço do site, isso sim poderia da algum retorno.

    ResponderExcluir
  4. Juliana,

    Falando especificamente do Google Adsense, você vê algum impedimento em utilizá-lo, ao mesmo tempo, com outro serviço de associado? Por exemplo: nos posts, Google Adsense; na barra lateral Uol afiliados. Num primeiro momento, não vi, ao menos no contrato do Google, impedimento nesse sentido, mas, contrato de adesão "engana muito". O que importa é a prática.
    Como você vê essa questão?
    Abç.
    Marcos

    ResponderExcluir
  5. juslaboral, que eu saiba não existe nenhum impedimento. Na dúvida, entre em contato com a equipe do AdSense. Eles são super simpáticos.

    ResponderExcluir
  6. Fábio eu não vi essa aba. Está no Draft?

    ResponderExcluir
  7. Juliana, post perfeito. Há um bom tempo venho procurando otimizar minha experiência em monetização. Ainda sou inexperiente nisso, o pouco que vou ganhando vem sendo muito bem vindo. Realmente, alugar os espaços no blog para anúncios seria uma boa maneira de se obter lucratividade um pouco mais rápida. O grande problema é que não possuo conta bancária... você sabe alguma forma de receber os pagamentos sem ser por depósito bancário?

    Parabéns pelo Dicas Blogger, não deixo nunca de visitar. Está nos meus feeds! Bejaum Ju, sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Só há um problema: Quando se critica blogueiros de fazerem publieditoriais, o que se passa é uma ponta de inveja, não condicionado ao conteúdo do Blog. O que eu vejo são blogs profissionais que de alguma forma precisam ser monetizados, ou será que alguém acha que "domínio, hospedagem e tempo não tem preço?"

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Acho difícil "viver de blogs" aqui no Brasil, conheço vários blogueiros portugueses que dizem viver dos seus blogs sim, mas aqui no Brasil é difícil, além de que não respeitam como profissão... É uma pena... Pois os blogueiros pesquisam, estudam, trabalham até mais que pessoas comuns, estou errada?
    Também acho que ter só um blog não dá muito dinheiro, os blogueiros portugueses que citei tem vários blogs, o problema é conseguir cuidar de todos, já que dá muito trabalho e exige tempo...
    Parabéns pelo seu blog, é o primeiro que percebi que é feito por uma mulher, como o meu!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana, eu nem tinha visto esse post ainda e escrevi um também em meu blog defendendo meu ponto de vista. Conto com sua presença.

    Abraços e sucesso!
    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  11. Juliana:
    Obrigada pelas dicas. Estou esperando o meu blog ficar mais visível e mais lido. Enqunto isto vou aprendendo por aqui.
    Atémais!

    ResponderExcluir
  12. Juliana, são bastantes interessantes as suas ponderações acerca de se ganhar dinheiro com algum blog. Pessoalmente, talvez por ser iniciante, não tenho muito interesse em publicar anúncios, ou o que quer que seja em meu blog. Atualmente acho que não dá para vender o meu conteúdo, embora simples, talvez até simplório, é sincero. Se fosse para ganhar dinheiro que seja em cima de meus textos, e não em cima de algo que não fiz. Mas é assim mesmo, quem porventura achar interessante essa perspectiva, que o faça, o que importa é que o material seja de qualidade, independentemente de se obter renda com isso ou não.

    Ewerton

    ResponderExcluir
  13. Realmente viver, de blogs, é uma realidade a ser considerada de risco, mas pode-se ganhar uma boa grana com esta "nova profissão"

    Um grande risco a ser considerado em viver de blos é o fato de o Google caso pegue seu blog e o mande para o limbo é praticamente o fim da sua fonte de renda. No site do Dr. Chicletinho tivemos este mesmo problema e após um mês de castigo o Google nos deu uma nova chance e retorno ao índice normal. Acho que foi um teste para ver se estávamos preparados para uma nova fase, e acreditamos que passamos neste teste, pois após este gancho de um mês as visitas provenientes do Google aumentaram em 30%

    Mas uma coisa eu posso afirmar, uma boa grana dá para se ganhar sim, mas vai depender de alguns fatores :

    1 - Do que o blog fala;
    2 - Para quem o Blog fala
    3 - Como o blog está "montado"
    4 - Português claro (s é q vc mi intendi)

    Não adianta muito encher de publicidade se você escreve para crianças. Criança quase não compra nada, mas se você escreve para a faixa etária de 20 a 60 anos sua chance de ganhar algo aumenta e muito.

    Bom, já estamos neste ramos faz 2 anos e a tx de crescimento do blog é de fica entre 10% e 30% ao mês nas visitas, o que mostra que as visitas estão vindo e que as matérias são de relevância e são procuradas.

    Demais como alguém disse há muito tempo atrás e que não me lembro. "O Blog é um formador de opinião, e se você escreve bem, certamente as visitas virão. De resto, é um pouquinho de CEO e muita, muita, sorte.

    Um grande Abraço

    Dr. Chicletinho

    Ps. Juliana, este blog é sensacional :D

    ResponderExcluir
  14. Acho que tudo tem que ser feito com bom senso. Se entro num blog que só tem propaganda, anúncio de tudo que vc imagina, eu saiu, polui demais o ambiente. Mas se ele está ali pro blogueiro ganhar uns cliques, tirar derrepente as despesas com uma hospedagem e domínio próprio, se está bem incorporado ao layout, com anúncios de conteúdo relevante para o leitor, que mal tem!

    Uma dúvida que me ocorreu, uso o adsense em 1 blog, mas tenho outro queria saber se posso colocar anúncios lá com essa mesma conta de adsense, pra acumular os ganhos dos dois...sabe se isso é possível?

    Desde já agradeço a sua dedicação e busca por informação útil para nos leitores, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Não tenho nada contra posts pagos, e sim contra a maneira com que são feitos. A maioria dos posts pagos que vejo são textos copiados e colados, dão-nos a impressão de estar lendo uma palestra, o que acaba sendo mais chato que uma palestra em si. Mas tudo tem exceção, já vi posts pagos que foram escritos da mesma forma que outros posts do blog quaisquer, já cheguei até a tomar susto com aquele "Este é um artigo patrocinado" no rodapé.

    ResponderExcluir
  16. Tenho minhas dúvidas... Para ser um blog profissional ele tem que ser monetizado? Quem criou essa regra? Conheço vários blogs que possui muito mais conteúdo próprio e relevante que não são monetizados mas que dão banho em muitos blogs que se dizem profissionais.
    Parafraseando o professor dentro de mim, tudo depende do referencial!!!

    ResponderExcluir
  17. Juliana, meu blog está começando agora (e eu tbm) e estou aprendendo muito com duas dicas. Obrigado. Talvez eu algum dia coloque anúncios no meu blog, mas por enquanto, tenho é que atrair leitores fiéis, porque senão não vai adiantar.

    ResponderExcluir
  18. Juliana,

    Não sou contra a incorporação de publicidade nos blogs. O que percebo, ainda, é que é um veículo novo onde os próprios anunciantes estão engatinhando num terreno "desconhecido" deles.

    Já estamos numa era em que não há onde não ter publicidade, então, temos que saber aceitar este novo espaço.

    É cedo ainda para criticar tudo isso, ainda surgirão erros e acertos, mas não me renderia a qualquer tipo de "propagação", por isso, como citado no comentário anterior, ainda precisamos usar o bom senso.

    Se eu quero comprar um produto de um site que já estou acostumado, eu não vou entrar (e não entro) num blog ou site que frequento SÓ para clicar no link do site que farei a compra. Vou direto ao endereço que quero. Da mesma forma, excesso de banners em blogs desmotiva em clicar em algum deles.

    Bj
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  19. Então Ju, nada contra os probloggers, álias, bato palmas, quem é competente, se estabelece.
    Mas tudo tem sua medida. Não gosto de acessar um blogue e me deparar constantemente com publieditoriais, assim como não gosto do excesso de anúncios, encaro como desespero. Aqui por exemplo, está bem discreto :=)
    O blogue é uma vitrine para muitos profissionais que não ganham dinheiro com a publicidade nos blogues, mas ganham dinheiro vindo de trabalhos específicos onde o blogue foi o meio de contato. Por isso, ganhar dinheiro com blogue é meio subjetivo e não é folclórico; o retorno que os blogues dão. Beijus

    ResponderExcluir
  20. Foi através de uma amiga, e leitora do meu blog, que eu descobri o Dicas Blogger, adorei o trabalho de vocês, como estou começando me aventurar pelo mundo dos blogs agora, nada melhor que contar com dicas como as que vocês proporcionam aos blogueros. Parabéns; através Da ajuda de vocês, tentarei fazer um produto de qualidade, e quem sabe assim um dia poderei vender o meu peixe.

    ResponderExcluir
  21. Juliana muito otimo sua materia parabéns

    ResponderExcluir
  22. Parabensss :D
    Mt
    Mas não ganho nada com meu blog :(

    Talvez eu pense nisso
    abraço

    ResponderExcluir
  23. Sem sombras de dúvidas essa é uma das partes mais chatas num blog.
    Monetização de blogs vale mais pra blogs grandes.
    Blogs pequenos e, ou, no inicio - como o meu - nem vale adicionar.
    E, pensando melhor sobre, acho que nem vou adicionar uns adsenses, não pretendo ganhar por dar minha opinião. :)

    ResponderExcluir
  24. Ah, sim!
    Quase todas as vezes que eu precisei de ajuda o google me levou pro DicasBlogger!

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  25. oi juliana! realmente o dicas blogger é um paraiso de informaçoes, o melhor no segmento, sem sombra de dùvidas.Quanto a publicidade em blogs,sò nao entendo uma coisa: fala-se de posts pagos,campanhas publicitarias e etc e no entanto quase todos os blogs usam o adsense! é um contrasenso jà que o adsense é pura publicidade e na maioria dos casos sem controle nenhuma por parte dos responsaveis. Acho uma balela essa discursao. Ave!! a quem consegiu ter sucesso e ganhar dinheiro com o blog. Eu espero sinceramente que voce fique rica com o seu!! O mais importante é manter a personalidade e a qualidade, o resto é lucro $$$

    ResponderExcluir
  26. Pois é, vi pelo twitter uns dias atrás o blá blá blá dos publieditoriais, seu eu fosse convidado a escrever sobre um produto relevante ao público do meu blog, por que não ser pago pra isso?

    ;)

    Quando li o post do Caio, achei o máximo a forma que ele tratou do assunto, até parabenizei ele.
    Quando a ganhar dinheiro com o blog, não vejo problemas, desde que seja algo contextual, ou seja, não atrapalhe o foco leitor, se ele quiser clica em algo, que clique expontaneamente...

    ResponderExcluir
  27. Realmente, muito bom tutorial. Mas acho que a melhor forma de você divulgar seu blog é no "boca-a-boca". Até ele cair no gosto popular leva um tempo, algo de meses.

    No começo é muito estranho você criar posts apenas pra você ler. Mas com o tempo aparecem os usuários.

    ResponderExcluir
  28. Olá Juliana! Eu estou com um pequeno problema, então vim pedir por e-mail. Mas como esse post é sobre o Assunto, eu queria poder saber como Adicionar Hot Words em blogs do Blooger.

    Um amigo meu havia colocado, mas infelizmente ele usava WordPress...e o Hot Words tem um Plugin.

    Será que poderia me ajudar a colocar Hot Words no meu blog?

    Abraços!
    ~>LuiZ

    ResponderExcluir
  29. Luiz, tem um post lá no Usuário Compulsivo que ensina a usar o HotWords. Abraços

    ResponderExcluir
  30. Muito Obrigado! =D
    Eu consegui Hot Words ;]

    Obrigado mesmo Juliana!
    Abraços! ;D

    ResponderExcluir
  31. Acho muito legal a idéia de ganhar dinheiro com o que gosta. Se não, os músicos não cobrariam ingressos pros shows e os teatros seriam de graça. E olha só. A gente tem um trabalho danado pra fazer um blog decente e compartilhar informação com as pessoas totalmente free! O fato de um blogueiro ganhar dinheiro com seu blog é apenas mais um indício de que ele está fazendo um trabalho de qualidade.
    Meu sonho é ser reconhecido, mas sei que tenho m longo caminho pela frente.

    Parabéns peli post!

    ResponderExcluir
  32. Eu estou a criar 2 blogs um sobre Futebol e outro sobre cliques e ganhar dinheiro na Net.
    e gostei de Ler este post, principalmente o ultimo paragrafo, os meus blogs ainda estão muito fraquinhos mas espero que melhorem

    Grande abraço e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  33. como que faz para colocar meu banner na área publicidade. não vá me falar que tem que estar bem cotado no google analitcs, tem que estar?
    mesmo que você não cloque meu banner ou não me deixe colocar. vou colocar o seu banner no meu blog pois é muito bom, dá dicas ótimas, algumas que eu não sabia, não vou falar que seriam todas pois já tenho algum conhecimento sobre blogs e faço muita pesquisa de campo e busca de soluções, nunca desito sem antes tentar. mas continue assim seu blog esta de parabens e tudo de bom, espero que você nunca desita desse blog.

    ResponderExcluir
  34. Com certeza ganhar dinheiro com seu Blog é uma ótima forma de se viver, porém é sempre bom analisar os anúncios a serem veículados,pois no meu Blog que aborda assuntos sobre a língua portuguesa e literatura,não tera nada a ver por anúncios sobre carros,roupas e remédios para emagrecer,mas se alguma empresa me convidasse para anunciar,obviamente eu iria aceitar,afinal como disseram:"só não gosta do bolo quem não foi convidado para a festa".

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top