Como criar um blog no Blogger em 10 passos

Como criar um blog no Blogger em 10 passos

6 10 99
Como criar um blog no Blogger em 10 passos 10 6 99

Quando criei o Dicas Blogger em 2007, o Blogger ainda era uma região inóspita a ser desbravada. Demorei muito tempo para implantar todas as suas funcionalidades. Com o Diário de Bordo foi completamente diferente, pois eu já conhecia bem o caminho das pedras. Em aproximadamente 48 horas ele estava no ar, com tudo o que tinha direito.

No post de hoje vou mostrar como montar um blog em apenas 10 passos. Lembrando que estas dicas apenas servirão para dar vida ao blog e que o sucesso dependerá de outros fatores, tais como estudo, determinação, curiosidade e criatividade!

1. Tema

A primeira coisa que se deve ter em mente é sobre o que iremos escrever e, uma vez decidido o tema, devemos nos certificar se dominamos bem o assunto. Outra coisa importante é pesquisar se trata-se de um tema muito saturado na web – nada que uma busca no São Google não resolva!

2. URL

A url ( Uniform Resource Locator ) nada mais é do que o endereço do blog na internet. Para os blogs do Blogger, o final da url sempre será blogspot.com, que é o domínio onde o blog está hospedado. Como já sabemos, é possível alterar o domínio blogspot.com por um .com, .com.br, .net e etc. Nesse caso, o endereço ficará mais elegante e somente os experts conseguirão perceber que é um blog do Blogger. Na minha opinião, o nome do blog deve estar na url, a fim de facilitar a sua identificação e memorização por parte dos usuários.

3. Template

Uma vez decidido o tema e o endereço do blog, precisamos escolher um bom template, que esteja de acordo com o assunto abordado e que tenha um layout limpo e com aspecto profissional. Existem diversos blogs especializados em templates. Caso o blogueiro ainda não se sinta muito à vontade com o html, deverá usar um template já customizado e, de preferência, com os hacks mais comuns já instalados. O blog deve ser de fácil navegação para que os visitantes se sintam à vontade. Mais detalhes neste link.

4. Widgets

Escolhido o template, devemos agora deixá-lo funcional. Por melhor que ele seja, sempre vai ficar faltando alguma coisa e a decisão do que deve ser instalado é sua. Um blog bacana precisa mostrar, no mínimo, os posts mais recentes, os marcadores, uma caixa de busca e o arquivo do blog. Coloque-se no lugar dos seus futuros leitores e pense no que gostaria de encontrar no seu blog. Assim como no caso dos templates, diversos blogs disponibilizam códigos para widgets.

5. Posts

Bem, agora já temos um nome, um tema, um endereço e um template funcional. Já podemos começar a escrever, e para tanto, é imprescindível o domínio da Língua Portuguesa. A maioria de nós blogueiros já saímos da escola há muito tempo, por isso, muitas vezes, precisamos nos socorrer com os corretores ortográficos. Isso não é nenhuma vergonha! Feio é escrever errado. Uma sugestão de corretor ortográfico é o site ortografa.

6. Feeds

Depois de alguns posts, está na hora de queimar o feed do blog. Se você não sabe o que é um feed, clique aqui. O melhor serviço para esse fim é o FeedBurner. Coloque um widget bem visível, convidando os leitores a assinar o seu conteúdo.

7. Contador de visitantes

Que graça teria escrever em um blog se ele não fosse visitado? O melhor contador de visitas é o Google Analytics. Faça sua inscrição usando a conta do Google. Caso queira conhecer outros serviços, clique aqui.

8. Divulgação

Existem diversos sites que funcionam como indexadores de blogs. No Brasil, o melhor e mais conhecido é o BlogBlogs e lá fora é o Technorati. Cadastre o seu blog nos dois!

9. Monetização

Quer ganhar dinheiro com esse blog? Ótimo! Conheça então os serviços de monetização disponíveis. O melhor ainda é o Google AdSense - cujo cadastro também poderá ser feito com sua conta do Google.

10. Sitemap

Crie um sitemap para o seu blog, a fim de facilitar a indexação pelos robôs do Google. Cadastre-se no Google Webmaster Tools e siga este tutorial Compulsivo.

Check List

tema-url-template-widgets-posts-feeds-analytics-blogblogs-adsense-webmaster tools

Blogs para pesquisa

41 Comments
Comments
  1. Uauu!!!
    Muito bom,muito bom mesmo
    gostei muito
    Parabens,muito bom isso
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Juliana.. tudo bem?
    olha essa dicas são muito valiosas
    sempre leio dicas assim pois sempre aprendo mais e me faz lembrar coisas que esqueço olha parabéns um abraço

    ResponderExcluir
  3. Criar um blog não é dificil, mas muita gente não sabe. Esse post vai ser útil pra muita gnt.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    penso que a melhor coisa que possamos fazer, é criar um blog num alojamento próprio.

    A unica coisa que vejo de bom no BlogSpot.com, é que não existem problemas com os servidores. De resto...

    ResponderExcluir
  5. Isso que é post básico, explicativo e muito bom! Quem não entende muito e deseja criar um blog fará isso facilmente. Aliás, o Dicas Blogger está entre os melhores com toda certeza. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Só faltava minha conta do Google Analytics.Agora não falta mais...
    Vlw Juliana!

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana.
    Você deu uma aula de como criar um blog de sucesso. e aproveitando o espaço passa lá no meu blog para ver como ficou depois que eu peguei um template seu, e dê sua opinião por gentileza.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Juliana,
    10 dicas otimas!
    Admiro a simplicidade e a forma objectiva que você apresenta suas dicas.
    Muito legal Diário de Bordo.

    Questionadora

    ResponderExcluir
  9. Excelente post para os iniciantes. Eu gostaria de ter lido algo semelhante quando comecei o Leio.
    E aquele senhor, cujo nome recuso-me a pronunciar, ainda diz que você não é didática. rsrs

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz que tenham gostado!
    Beijão a todos!

    ResponderExcluir
  11. Queria agradecer por este post, pois ele me esclareceu muita coisa que tinha dúvida e me apresentou melhores formas de começar. Já coloquei grande parte em prática no meu blog.

    Obrigado Juliana.

    ResponderExcluir
  12. Olá Juliana, obrigado pelo post!
    estou tentando criar meu blog, mais ainda estou com muitas dúvidas.. principalmente em relação ao 'diferencial', não sei o que eu poderia estar trazendo.. mais enfim, seu blog é muito show! e está me ajudando bastante!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Juliana! Muito interessate. Realmente, o Dicas Blogger é o que eu estava procurando. Depois de tempos navegando à procura de alguns toques sobre criação e gerenciamento de blogue, acabei caindo aqui. Já me cadastrei como seguidor. Agora estou estudando os 10 passos pensando em maneiras de implementá-los ;)

    ResponderExcluir
  14. Ola Juliana, otimo post assim como os seus demais, realmente me deu "um caminho a seguir".

    Seu blog é super bem organizado e com um conteúdo otimo, em meu blog, realmente me apossei de seus Templates, alguns Hack e dicas de SOE.

    Obrigado por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  15. Juliana,

    Embora tenha criado um blog em julho de 2007, só em janeiro de 2009 reativei, comecei a utiliza-lo e criei mais dois. Achei que isso era tudo, só que resolvi mudar o meu blog que era modelo clássico para layot. Resultado, fora os posts, perdi os widgets e etc. que havia colocado. Conclusão, descobri que era completamente analfabeta em blogs e voltei para o modelo clássico. Ocorre que, atualmente quero colocar google friend connect e não consigo. Pretendo voltar para o modelo layot, mas temo perder tudo novamente. Há alguma forma de mudar para o layot sem perder tudo?

    Desde já,

    Obrigado

    Rita Jakubovic

    ResponderExcluir
  16. Juliana,
    Meu nome eh Jonatas e estou iniciando no mundo dos blogs, conheci esse seu blog ontem e achei mto apropriado. Parabéns.
    Bom, minha dúvida eh a seguinte:
    no blog ki eu criei eu usei um template comum primitivo do BLOGGER; mas quero troca-lo. Eu vi alguns modelos q criou e achei legais .. mas ainda naum achei o certo q combinasse com o q eu kero. Gostaria de q se possível, por gentileza informasse qual programa q vc utiliza para fazer esses templates.
    Grato.

    ResponderExcluir
  17. A luZ que clareia meu caminho :D asuahusa

    Muito bom Ju!

    Estou antenado no Dicasblogger!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Juliana:
    Agradecimentos...
    Sou hiper novato no universo "blogar" (25/03/09)
    Já andei ousando e usando muitas dicas.
    Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  19. Parabêns e um obrigado pelo seu trabalho, permitindo todo o ABC completo, rápido, fácil e intuitivo, para um novato nesta matéria de bloggar, dispondo assim de todas as ferramentas necessárias para expressar sua palavra com inteira liberdade criativa e consciência do modo mais adequado para ser bem integrado na comunidade virtual.
    Um abraço com gratidão.

    ResponderExcluir
  20. juliana valeu pelas dicas, sao muito uteis para mim que sou novato na blogosfera. Gostaria de postar e-books em meu blog mas nao sei como, vc poderia me ajudar?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Olá... eu simplismente amo seu blog, ajuda muito, muito. Gostaria de obter uma informação muito preciosa.

    Em praticamente todos os blogs e sites com dicas de SEO eles falam do fator das keyword no html. Eu tinham colocado isso no meu blogspot.. nem me pergunte os resultados! hehe.. fui bater lá no baro do cometa.. despenquei.

    Depois de ler muito, vi alguns blogeiros dizendo que para quem usa a plataforma blogger (blogspot) não é recomendado o uso dessas keywords no html do mesmo.

    Percebi que no seu vc não usa tb:

    Então gostaria que me ajudasse.. por favor, mesmo que seja só um sim ou não... tou precisando muito de ajuda, pq é horrível ver suas visitas irem pelo ralo.

    Mt obg

    ResponderExcluir
  22. Vlw pelas dicas, Juliana!
    São 10 ótimas dicas \o/
    ...e parabéns pelo blog!!
    Estou xeretando tdo :D

    ResponderExcluir
  23. Muito bom seu post, vou usar na construção do meu blog!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Juliana você é fera no assunto, que maravilha!
    muitíssimo obrigada
    Josineide Pernambuco

    ResponderExcluir
  25. Ola! Estou desesperado! Passei o blog para o modelo clássico e quero retornar ao sistema de layout pra poder botar um template. E naõ sei como reverter isso. Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  26. Uhuuu..

    Muito boa essa dica para quem está começando com o blogspot

    Gostei muito da dica...e aprendi algumas coisinhas q não sabia ainda.

    ^^

    Muito bom mesmo, seu blog é show de Bola.

    ResponderExcluir
  27. Eu queria tirar uma dúvida com vc.Eu sou novo nesse negócio de blogger e meu blog não aparece quando eu faço a busca no google pq?
    meu blog é esse:
    http://denisrobsonpc.blogspot.com
    Aliás os seus templates foram os únicos q eu gostei muito obrigado.
    Se quize me mandar um email: denisrobson_@hotmail.com
    obs:Eu estou montando ainda e não entendo nada demorei 2 dias pra fazer esse, que ainda está longe de ficar pronto.

    ResponderExcluir
  28. Sou novato no mundo dos Blogs e achei muito interessantes as dicas de como criar um blog... logo logo vou começar a trabalhar no meu...

    Valeu!!!

    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  29. montei um blog foi super facil mas não consigo,fazer dele uma coisa agradavel,queria colocar um fundo diferente,alguns desenhos que deixasse mais alegre mais tambem sou novata não sei muito sobre blog mais vou aprender bjs a todos

    ResponderExcluir
  30. Após ler tudo, não encontrei a opção criar o blog.
    Se acharem necessário, enviem por email(antoniojosemartins@hotmail.com) o local exato para criação do meu blog.

    Aguardarei
    Antonio josé(A.J)

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelas dicas e dedicação com que a faz.

    Claudio Alves
    Financiando Imovéis

    ResponderExcluir
  32. valew juliana
    com suas dicas meu blog vai CrEsCeR.........

    ResponderExcluir
  33. Esse post é sensacional, sou novo nesse lance de blog, mas agora consegui o que precisava para arrancar com o meu blog!!
    www.ochrasia.blogspot.com

    Ainda não entendi direito como funciona o Feed, fiquei um tanto confuso quanto ao que é o papel do blogueiro e o do leitor.

    Bjos
    Benin

    ResponderExcluir
  34. Esse post é um dos mais claros e diretos sobre o assunto, na verdade eu sempre volto aqui para ver os comentários novos, sou editor do http://www.diariodevagas.com.br e é dele que tiro meu sustento a coisa de dois anos, e muito do sucesso deste caminho devo ás informações que consigo aqui no dicasblogger e com a generosidade de sua proprietária, forte abraço e obrigado Juliana!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns !!!!!!
    Excelente trabalho esse seu blog!!!

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelas Dicas... praticamente perfeito!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top