Qual a credibilidade das informações publicadas no seu blog?

Qual a credibilidade das informações publicadas no seu blog?

6 10 99
Qual a credibilidade das informações publicadas no seu blog? 10 6 99
A ansiedade em publicar uma matéria sensacional, que desperte a curiosidade e o interesse do público, perde de vista um olhar mais criterioso e responsável. Afinal, o que mais existe na internet são informações e dados. Mas será que tudo o que encontramos é verdade? Até que ponto os dados que colhemos e vinculamos a uma matéria são reais? Qual a credibilidade das informações publicadas no seu blog?


Quando li que divulgaram na internet precipitadamente as fotos de um perfil no Facebook como o responsável pelo massacre na escola americana, pensei: Onde estão os critérios de verossimilidade dos dados divulgados? Considerando que isso foi feito por gente grande! Certamente, como dito na Folha de São Paulo, esse é o perigo das notícias em tempo real. Mas também é grande perigo do sensacionalismo.

Há uma tendência muito grande em replicar informações, tanto no Brasil quando no mundo. Um divulga a notícia e a partir dessa fonte, outros sites e blogs vão replicando, acrescentando informações, uns checam a veracidade dos dados, outros não. E a notícia com informações adulteradas corre as redes sociais a passos rápidos. Afinal, como diz um amigo meu: "Não basta curtir, tem que compartilhar".

Um cuidado imprescindível para quem pretende ganhar credibilidade na internet é divulgar informações precisas e corretas. Interpretar, qualquer um interpreta. Mas interpretar os dados de forma correta, isso nem todos fazem. E, nessa toada, confusões como a citada acima, são um prato cheio para um mídia sensacionalista que visa apenas a audiência de pessoas interessadas em sensacionalismo, e isso existe aos montes.
Basta um lapso desta dimensão para colocar em descrédito todo o trabalho feito. Blogs e sites maiores podem lidar melhor com isso, mas os pequenos podem ser duramente descredenciados pelos seus leitores. Já que, com a facilidade de acesso que temos hoje, é muito fácil desmascarar uma matéria com fatos incoerentes. E, quando isso acontece, o blog e o blogueiro, pode perder um pouco da credibilidade conquistada, caso não tome uma providência para amenizar o impacto dos resultados negativos ao divulgar um fato inverídico.

Além disso, quando um leitor se manifesta e aponta a incoerência nos dando a oportunidade de corrigir, melhor. Mas e quando olham e ficam quietos? Permitindo que permanessamos no erro, seja ele consciente ou não.

Antes de publicar qualquer matéria e até mesmo de replicar links nas redes sociais, fique atento à veracidade dos fatos. Não mache a sua imagem em troca de algumas visualizações à mais. Não compensa. O sucesso vem com o trabalho sólido e coerente. O sensacionalismo produz um crescimento instável e sem conteúdo, que a longo prazo, não será nada interessante para o crescimento do seu blog.

Você se certifica das informações publicadas no seu blog?
9 Comments
Comments
  1. Concordo com o que foi dito nesta postagem, e em minhas postagens, a maioria são assuntos que eu mesmo crio e digito em cima do que criei, como desenhos e eventos culturais onde estou presente e posso confirmar a veracidade dos fatos. Além de algumas publicações serem lançadas instantaneamente nas redes sociais, vejo que acontece as vezes deles errarem na gramática. No início eu caia pouco nesta armadilha nas palavras, mas com o tempo melhorei nisso.

    As informações são importantes hoje em dia, mas desde que seja verdadeira, e muitos leitores nem se dão conta disso infelizmente.

    Ótima post, parabéns e abraço!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Tiago,

      Infelizmente, e do jeito que está indo, tem a tendência de piorar. Só não podemos deixar de examinar as informações que recebemos pra não virar "pato" na mão da mídia, rss.

      Abraços

      Excluir
  3. Concordo com tudo da postagem! Aliás, vocês estão de parabéns com o site, está me ajudando muito! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,

      Obrigada pela visita. O jeito é procurarmos não fazer esse tipo de reprodução inverídica dentro do nosso conteúdo.

      Abraços

      Excluir
  4. Pra quem escreve um blog pessoal a coisa fica meio complicada. Cabe aos leitores acreditarem ou não. A honestidade vai de cada um, sejam posts pessoais ou não eu acredito que as pessoas devam ser honestas no que escrevem. Para que outras pessoas possam aceitar e 'ver' de forma clara se o post é verdadeiro ou não.


    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda,

      Acredito, que mesmo em um blog pessoal, o leitor, com o tempo, notará que o autor não é tão realista assim e que usa de subterfúgios para ter visitas ou seguidores.

      Quem pretende levar isso a sério, tem que pesquisar e encontrar as fontes certas para escrever um artigo que seja o mais verdadeiro possível. Quem faz uso de "achismos" perde na veracidade. Principalmente, quando se trata de informações.

      Obrigada pela visita,

      Abraços

      Excluir
  5. entendo e concordo, e aliás é muito importante não perder o foco...tento me policiar durante todo o processo, ou seja, fazer a coisa certa, com coerencia e prazer. Se errei, erro ou errarei será tentando acertar! Amei o blog e sua conduta.

    ResponderExcluir
  6. Vc é minha heroina, não só o conteúdo do seu blog, mas os seus parceiros só marca super respeitada. Isso aí meus amigos é bloggeira de sucesso!..não é por nada não mas, não consigo confiar em blogs com parceiros com títulos ganhedinheiro etc...e tal.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top