Use um corretor ortográfico no seu Firefox

Use um corretor ortográfico no seu Firefox

6 10 99
Use um corretor ortográfico no seu Firefox 10 6 99

Uma das coisas que sempre recomendo aos blogueiros iniciantes é o uso correto da Língua Portuguesa. Deslizes acontecem, eu sei, e eu também cometo os meus - mas o que tenho visto por aí são verdadeiros atentados à ortografia e às regras gramaticais.

Preocupada com o tema, cheguei a convidar uma amiga, doutora em Letras, para falar sobre a adequação linguística na internet - Adequação lingüística, uma questão de bom senso.

“A internet é hoje um dos meios que temos para conhecer as pessoas e suas capacidades. Através de um texto escrito por alguém no ambiente virtual podemos avaliar sua formação e seus conhecimentos. Saber transitar por várias variantes lingüísticas e adequá-las ao ambiente correto é uma amostra da capacidade intelectual e também profissional do autor do texto. Por isso devemos cuidar da nossa linguagem, como cuidamos do nosso visual, caso contrário nossos textos se tornarão o “mico da net”.

Infelizmente, o problema não se limita apenas aos blogs – ele tem sido recorrente até em grandes portais, demonstrando que o brasileiro, mesmo com curso superior, lê muito pouco.

Escrever corretamente, além de ser elegante, demonstra conhecimento, cultura, sabedoria.

O segredo está em ler muito e, na dúvida, perguntar pra quem sabe mais –  o São Google.

Se nem uma coisa nem outra resolver, apela-se para um corretor ortográfico – um software que corrige os erros de ortografia. O programa não vai nos dar capacidade para escrever um bom texto no que se refere à qualidade do conteúdo e nem à gramática, mas pelo menos será um texto escrito de forma correta, que não agredirá os leitores mais exigentes.

No Firefox – o melhor navegador do mundo – podemos usar plugins (extensões) que mostram que a palavra está errada e sugere a forma correta de escrevê-la. Vejam:

Nós, felizes usuários do Firefox, temos as seguintes opções à nossa disposição:

Pelo que pude constatar, nenhuma das duas estão de acordo com as novas regras gramaticais, que só deverão entrar em vigor em 2012 ( se o mundo não acabar, né?).

Eu continuo usando a ortografia que aprendi em 1977, quando fui alfabetizada. lol

Uma boa pedida pra quem já quer se adequar às novas regras é usar o site Ortografa - que converte textos, automaticamente, para o novo português.

Agora ninguém mais tem desculpas pra continuar escrevendo “elado”, ops, errado :P

ATUALIZAÇÃO: extensão VERO com o novo acordo ortográfico (via Teilor e Zé Marcos)

 

23 Comments
Comments
  1. Isso é realmente muito importante. De vez em quando a gente erra mesmo, não tem jeito - muitas vezes por apertar a tecla vizinha.

    Seria bom se tivesse um corretor gramatical como no Word pra corrigir algumas pérolas que alguns soltam por aí.

    Vale lembrar também que o Google Chrome já vem com corretor ortográfico de fábrica.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, falo sempre isso. Quer ter credibilidade em qualquer situação, comece escrevendo e falando certo. Deslizes acontecem sim, mas a recorrência mostra que não houve preocupação com a maneira correta de escrever. Já vi casos de pessoas que perderam a chance de conseguirem um emprego porque não souberam redigir um pequeno texto inteligível. Não é questão de ostentar qualquer tipo de sabedoria, mas de cuidar da língua que usamos todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. ::: Ótimo post, Juliana! Uso o corretor ortográfico no meu Firefox, principalmente porque português faz parte da minha profissão.

    Só uma dica: no site do Vero já existe extensão para o Firefox com o novo acordo ortográfico. Acesse em http://www.broffice.org/verortografico/baixar. Role a página até encontrar para baixar.

    ResponderExcluir
  4. Voltei, Ju. Quando afirma "Pelo que pude constatar, nenhuma das duas estão de acordo com as novas regras gramaticais, que só deverão entrar em vigor em 2012" há um pequeno equívoco. Na verdade elas já entraram em vigor, mas até a data que você mencionou, as duas formas de grafia DEVERÃO ser aceitas. É o tal período de adaptação que, no meu caso, deverá se estender infinitamente, visto que alguns alunos não conseguem nem escrever na atual, quanto mais na nova ortografia...rs.

    ResponderExcluir
  5. Dica: Use o navegador Google Chrome! É mais leve e mais rápido e também vem com dicionário automático!

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o Vero já possui uma versão com a nova ortográfia, que pode ser instalada no Firefox 3.5 ( é o que eu estou usando). Ele tem alguns problemas de correção, mas no geral cumpre bem o seu papel.

    Ele pode ser baixado nesta página

    Eu uso e recomendo um corretor porque não acho certo um blogueiro escrever em miguxês ou com um monte de erros de ortografia, a não ser que ele escreva para algum nicho muito especifico, como para os orangotangos da ilha de Orkut.

    ResponderExcluir
  7. RT@Bauru: É o tal período de adaptação que, no meu caso, deverá se estender infinitamente, visto que alguns alunos não conseguem nem escrever na atual, quanto mais na nova ortografia...rs.
    (kkkkkk)

    ResponderExcluir
  8. Teilor e Zé Marcos, eu testei a extensão VERO pro Firefox 3.5, usando "ideia" sem acento e a palavra apareceu como errada.Vou testar pelo link que vocês sugeriram. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Ju eu até desisti de instalar o VERO no novo FF. Desde que eu fiz a atualização ele não reconhece nenhuma palavra e tudo tira os acentos deixando irreconhecível o entendimento...

    Então... desisti, rsss

    ResponderExcluir
  10. Ju, eu já disse que o Chrome é ótimo? hauhauhau, brincadeira (quem a segue no Twitter deve entender...)

    Eu já usava esse corretor a tempos, corrigi até o TwitterFox!

    --
    AndersonZ1.

    ResponderExcluir
  11. Juliana,

    mais uma excelente dica! Facilitando pôr demais...

    ResponderExcluir
  12. "Se o mundo não acabar" no início não entendi direito, mas depois procurei saber rsrs muito engraçado

    ResponderExcluir
  13. Juliana, vale indicar também um mecanismo de correção gramatical (http://ubiquity.mozilla.com/), considero essencial, pois em momentos de dúvidas, ele pode ajudar, para identificar o mal uso da crase, regência, concordância, enfim.

    Vale a pena!

    ResponderExcluir
  14. Juliana, tento ao máximo estar dentro de todas as normas do nosso idioma, e por bem ou por mal, estou me adaptando ao novo acordo ortográfico.
    Como você bem fez referência, é na linguagem, seja ela oral ou escrita que reconhecemos o conhecimento de cada. Uma boa escrita revela a profundidade que o autor se dedica à leitura e seu domínio pelo conteúdo. Principalmente na internet, é lendo o que os demais produzem que conhecemos um pouco de cada perfil.
    E valeu as dicas para o Firefox

    ResponderExcluir
  15. Juliana, eu simplesmente me recuso a usar essa nova grafia. Vou usar, principalmente o trema sem nenhum pudor. Tanto é que até fiz um selinho contra essa reforma. Eu sou um revolucionário das causas perdidas... :o)

    ResponderExcluir
  16. Juliana, utilizo o firefox e o corretor.
    Os dois são ótimos.
    Escrever corretamente o português é muito importante e o corretor dá uma grande ajuda nisso.
    Sem dúvida nenhuma escrever o português corretamente ajuda a abrir muitas portas ou pelo menos não fechá-las.

    Ah, desculpe qualquer falha ortográfica.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom, estou usando ele agora, estava a procura disto mesmo...

    ResponderExcluir
  18. Boa dica, tento errar o menos que posso, mas sempre passa alguma coisa.

    Baixei e instalei o Vero, mas ele não aparece na barra de ferramentas, é assim mesmo?

    Como a gente sabe que ele está funcionando?

    ResponderExcluir
  19. Acabei de testá-lo, mas tenho uma dúvida:
    Meu nome é Vinícius e quando escrevo, diz que está errado

    ResponderExcluir
  20. Me chamem do que quiserem, mas eu não dispenso um dicionário ao lado do micro. Acho isso fundamental, e sinto mais prazer em utilizá-lo que o recurso da web. Mas, independente do subsídio utilizado, devemos sempre nos preocupar com a escrita. Se nós que nos preocupamos passamos por deslizes, imagina quem não se "preocupa"? Nosso idioma é muito rico e merece ser respeitado.

    Marcelo.

    ResponderExcluir
  21. Vale uma correção importante: não há novas regras gramaticais, apenas novas regras ortográficas, que nem são tão novas assim, já que o acordo existe desde 1990, o que demorou foi a adesão dos paíse envolvidos.

    Gramática é um outro assunto, muito mais delicado e complicado. :)

    ResponderExcluir
  22. Juliana,

    Taí uma preocupação constante. No entanto, à vezes, algum equívoco acaba ocorrendo, seja pela correria, seja pela falta de tempo para correções. De qualquer forma, procuro corrigir com frequência meus textos, que nunca os considero pronto e acabados.

    Já havia verificado o site Ortografa e confesso que o detestei. Ele faz uma série de "correções" teratológicas. Por exemplo: considerou errada a palavra contraste, indicando como "correto" "contrasste". Claro que ele a interpretou como se fosse "contra-ste", já cogitando do Novo Acordo Ortográfico. Considerou errada, também, a palavra "Executivo". Só vou ficar nesses dois exemplos, mas, constatei muitos outros.

    Como mencionou, é preciso, antes de tudo, conhecer gramática e ortografia, senão de nada adianta usar esse tipo de programa. Nunca confiei sequer no corretor do MS Word. Como dizia um amigo, "o Bill Gates não sabe português". Essa frase fala por si só.

    Esses programas (ou plugins) geralmente não são nacionais, daí a respectiva correção não ser assim tão completa. Não utilizo mais esse de tipo de programa, pois já vi que não adianta. Os erros são piores. Mas, quem tiver tempo para corrigir, também, a partir de livro de gramática, esse tipo de programa pode até ajudar, mas, aí seriam dois trabalhos... (fico com o livro de gramática).

    E para complicar o texto acima, acrescente aí a palavra acessório...que é outra coisa.

    Marcos

    ResponderExcluir
  23. estava procurando por isso... eu estava usando um já mais não e compatível com a versão 3.5 do firefox, esse agora deu certim, sem erros agora nas postagens =)

    Parabéns juliana por mais essa super dica.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top