Sobre Plágio

Sobre Plágio

6 10 99
Sobre Plágio 10 6 99

180px-Copyright.svg

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. FONTE: Wikipédia


Não sou a primeira e não serei a última a opinar sobre o tormento do plágio na Blogosfera.
Me lembro de quando eu era criança e a gente fazia trabalho em grupo; sempre tinha um ou dois alunos que se destacavam e o resto...COPIAVA. Depois, já maiorzinha, me lembro da COLA...uma meia dúzia de alunos estudava e o resto...COLAVA. Mas eis que chegou a época do vestibular e a turma da cola BOMBOU (na minha época bombar era ser REPROVADO) e os bons alunos chegaram a UNIVERSIDADE. ( e eu estava entre eles, com apenas 17 anos)


Estamos vivendo uma época de decadência no ensino e na educação.
A mesma molecada que entrega trabalho pra "fessora" copiando, ipsis literis, conteúdos da web, cria blogs com textos alheios.
Não aprenderam a importância da propriedade intelectual...acho mesmo que ninguém tentou ensinar.
Como psiquiatra me deparo frequentemente com crianças e adolescentes que sofrem de analfabetismo funcional, ou seja, apesar de estarem na quinta ou sexta série, ainda não sabem ler ou se sabem, não conseguem interpretar um texto. Imaginem então CRIAR um texto...impossível!
E como a internet é democrática e fazer um blog é muuuito fácil, aí estão eles aos montes, com seu português arcaico e primitivo, e ainda pedindo prá gente DEICHAR comentários sobre seus POSTERS.
Consideram-se "espertos" pelo simples fato de saberem manusear um teclado.
No orkut promovem vandalismos e na Blogosfera clonam blogs.
A nós cabe reclamar, brigar ou se resignar.... e o tema é polêmico!


Da minha parte, optei por seguir a lição do vestibular....
Eu não conheço nenhum blogueiro que fez sucesso usando o Crtl C...alguém aqui conhece????
Pois então....copiadores também não entram na Universidade!
Eu sei, literalmente, o quanto é revoltante ver um texto que a gente demora dias para concluir ( pesquisa, pensa, escreve, apaga ) ser copiado descaradamente e ainda sem créditos, mas depois daquela confusão toda com o Carlos Lima, resolvi desestressar.
Eu li em algum blog que para evitar o plágio, somente não publicando...
Mas temos a opção de denunciar ao Blogger, ao Wordpress, aos serviços de hospedagem e ao AdSense.
Continuo na luta contra o plágio, mas nos bastidores... ir lá brigar com os manés não vou mais...cansei de conflitos na Blogosfera. Estou em uma fase mais zen.Prefiro utilizar do humor, como fiz no post Planeta Bizarro.


E para ilustrar ainda mais este post, selecionei alguns textos que falam sobre o assunto, escritos por blogueiros de renome e que demonstram que não existe um consenso quando o assunto é o plágio:

Utopia no labo dos outros é refresco, né? , por Carlos Cardoso
Desvendando o Internauta-padrão, parte 2: o plagiador, por Marmota
Plágio e Direitos de Autor nos Blogs - Legislação Aplicável, por Nospheratt
Como “plagiar” um texto de um blog corretamente, por Johnny ken
A questão do Plágio na Web, por Fujita
Plágio, por Ildeber Avelar
Quando a brincadeira fica séria demais, por Rafael Galvão



Se alguém sério e competente quiser criar um espaço para denúncias, pode contar com o meu apoio. Mas sem truculência!

Aproveito para agradecer pelas visistas, que aumentam a cada dia...pelos links ...pelas parcerias e pelos amigos incríveis que conheci aqui na Blog World.

Super beijo a todos!!!!

28 Comments
Comments
  1. Oi Juliana,

    Olha eu aqui outra vez, comentando nesse assunto sempre polêmico e recorrente.

    Eu sou a favor da cópia (com referências, claro) mas contra o plágio.

    Querem copiar meus textos? A vontade. É só deixar um link de referência no rodapé do artigo e tudo bem. (No_follow, não vale :-)

    Uma das maiores fontes de visitantes para o UsuárioCompulsivo é através de um artigo meu republicado ipsis literis num blogue grande, mas com a referência no final do artigo.

    Não sei se sou tão sério e competente assim, mas se é para lançar mão do humor, estou aguardando suas contribuições lá no Concurso Caneca Compulsiva.

    []'s
    Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Eu também, Compulsivo.
    Não me importo de copiarem um ou outro artigo, se o link estiver lá.Ontem mesmo falei isto para um novato e ele corrigiu.
    O que me irrita é quando copiam tudo (artigos, template) ou seja, clonam. Daí fico nervosa..rsss
    Vou lá ver o lance da Caneca.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. A cópia de textos na Internet virou uma praga, eu enquanto professor, não peço mais trabalhos de pesquisa, porque sei que control c+ control V rola solto. No caso da blogosfera, infelizmente, a coisa é complicada. Mesmo com certas ferramentas(Creative Commons, por exemplo), não há nada que impeça de haver o plágio, pois como tudo nesse país, não há punição de verdade. Mas me solidarizo com você, Juliana. É dar murro em ponta de faca. É como você disse, os melhores continuarão e vencerão, já os outros...

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju,
    Ótimo o seu texto! Muito tranqüilo e elucidativo!
    Penso como o Compulsivo sobre cópias, afinal de contas muitas vezes nos deparamos com artigos de assuntos ótimos na internet e queremos compartilhar com nossos amigos em nossos blogs, daí a cópia se torna um ato prazeroso! É claro citamos a fonte, porque o autor deve ser reconhecido por sua produção de qualidade.
    Tenho estado sumida porque estou produzindo um template com uns recursos legais e aproveitando para estudar sobre estes recursos!
    Se você quiser colocar o recurso de tabs no seu blog é só me falar! Veja:http://tpv4.blogspot.com
    Grande beijo no seu coração de sua amiga,
    Áurea

    ResponderExcluir
  5. Excelente artigo! Parabéns! Disse tudo e em poucas palavras... Eu mesma faço referências e menções à um monte de sites onde pesquiso as coisas que publico; nem as fotos ficam sem créditos! Acho uma falta de vergonha alguém querer crescer às custas dos outros...

    ResponderExcluir
  6. Adorei ;D, aproveitando o comentário eu tenho um blog sobre o DragonBall o filme, e gostaria qual template ficaria melhor para meu blog, dão uma olhada www.dragonballliveaction.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  7. juliana copiar existe desde os primeiros homens você esta completamente certa. Eu acho muito ridiculo copiar textos,porque alguns podem ser até particular.

    Deixem copiar porque como disse o amigo cidão e da murro em ponta de faca, lei só existe para os poderosos.

    Estou chateado porque você deixou de cuidar do dicas blogger, deixando ele de lado sem mostrar sua criatividade que você tem esqueçe esse tal de plagio

    um abraço

    ResponderExcluir
  8. Cidão: vc faz muito bem não aceitando os trabalhos dos seus alunos copiados da web! Ah se todos os professores fizessem isto não teríamos tantos analfabetos funcionais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Querida Áurea, sempre aprontando uma boa surpresa para todos nós. ADOREI o novo recurso!E o template também é muito bonito.Legal porque economiza espaço e não polui tanto o Blog. Suuper beijo!

    ResponderExcluir
  10. É isso aí Jack,copiar sim, sem referência jamais!Como disse sabiamente a Áurea, tem tanta coisa boa na net e queremos mais é partilhar com os amigos. Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Wlasol
    Acho que vc está precisando de um bom leitor RSS...minha média de postagens é de 4 por semana....e falei de plágio há 22 posts atrás....rssss

    ResponderExcluir
  12. também sou contra o plágio de todo o tipo não só na esfera da web mas como em todo e qualquer meio artístico-cultural.

    Muito bem escrito o post,e vamos todos lah luta contra o plágio, afinal mesmo tendo-se um blog humilde como o meu, em que mal começei, pelo menos tudo o que tem lá saiu da minha cabeça, ^^

    parabéns...

    ResponderExcluir
  13. Eu não denuncio! Pois se não puder copiar não poste! A blogosfera tem uma dinâmica própria... Quanto mais regras quiserem impor mais motivos para quebrá-las... A pessoa que lê/assiste o conteúdo que circula por mídia eletrônica precisa ter paciência para investigar as fontes.

    ResponderExcluir
  14. Juliana, boa tarde!


    Pode contar comigo e, com certeza, também com a Rita Costa.

    Temos sido vítimas constantes do plágio e estou sempre disposto a me unir a pessoas que desejam discutir medidas que possam diminuir esse problema.

    Grande abraço!


    André L. Soares
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  15. Oi juliana desculpe, acho mesmo que estou precisando de um bom leitor de rss. Porque eu não consegui ver estas postagem, como por exemplo:
    Sobre Plagio 25/03/2008
    Contato com o blogger 24/03/2008
    Associação dos blogueiros 24/03/2008
    bt templates 21/03/2008
    conjuges de blogueiros 18/03/2008
    mais selinhos 17/03/2008

    Legal aprendi muito com essas dicas
    por isso que chama dicas blogger

    Desculpe não vou te incomodar
    obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  16. Esse negocio de plagio é fogo...tenho uma amiga, escritora, com textos lindos rodando a net, alias ela tem um site, suas mensagens da net viraram livro depois. Acontece que textos dela eram lidos no programa da Ana Maria Braga, a loira lia, e não dizia de quem era, e tudo era passado pros telespectadores como se fosse dela. A minha amiga entrou na justiça e ganhou! A Ana só pode ler textos dela na tv se disser no final quem é o autor do texto.
    Sei de casos assim: a pessoa cria uma gif, uma tag no paint shop pro, e disponibiliza pra quem quiser na net. Dai a infeliz que não sabe fazer nada em psp, pega a tag, assina e repassa como dela. Já vi brigas enormes em grupos por causa disso, além de roubos de cursos e tutoriais inteiros.
    Plágiar textos e posts é o que mais se tem, copiar e colar é facil, dificil é criar ne?
    A consciencia na net vai aparecer quando a educação real chegar num nivel mais visivel..
    Gostei do seu blog, ja te add no blogblogs, rss
    Abraços do oriente!

    Carmen

    http://www.armariodaca.com

    ResponderExcluir
  17. Cara Juliana,

    Maravilha de post! Vou replicá-lo (com os créditos, é claro) no meu blog. Idem ao post anterior com o impagável vídeo da reunião da ABA. A próposito, depois do blog entrar na minha vida passei a dormir às duas horas da madrugada e ainda pensando sobre o que vou postar amanhã (ops, quis dizer "hoje"). Fala sério! Mas nunca estive tão feliz e realizado comigo mesmo. Não vamos "espalhar", mas os blogs são uma séria ameaça aos terapeutas, não concorda?

    ResponderExcluir
  18. Mateus: obrigada e mantenha mesmo a originalidade no teu blog.
    Marcel: este assunto é polêmico e acho que cada um deve seguir seu modo de pensar.
    André: caramba, plagiar poesias alheias eu já acho covardia...não sei bem porque mas me parece ser pior que plagiar um post...talvez por ser algo muito pessoal.Conte sempre comigo também. Abração e fiquei muito feliz com sua visita.
    Carmen: visitei e deixei um olá no seu blog.Muito boa esta história da Ana Maria Braga.Abração!
    Herbert: concordo plenamente..rs. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju,adorei esse texto tb sou do tempo da cola e da bomba,e tb sou da turma que não clou e saiu da escola.
    Olha no meu mundinho tb se discute mto isso de roubarem seu trabalho e ainda diserem que é deles na maior cara de pau.
    É garota se se vende cds pirata qto mais um texto.
    Mundo cão esse nosso.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Juliana, bom dia!

    Você tem aquele código que impede a função 'copiar' no Blogger?

    Nos 'Gritos Verticais' há esse código. Mas quando o copio para outros de meus blogs ele simplesmente não funciona.

    Então, se você tiver aí um outro, por favor me envie.

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

    Grande abraço!


    André L. Soares
    direitos.autorais2006@gmail.com
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  21. Olá Juliana, boa noite!

    Desde que começei a fazer o meu blog, dentre as pesquizas feitas na internet, vc foi a pessoa que mais visitei para tirar algumas dúvidas, sempre olhando os assuntos postados por vc, sendo que agora gostaria que vc visitasse o meu blog e me desse uma orientação no que eu poderia melhor, vindo de pessoa como vc, eu aceito sugestões pois dá prá perceber que seus assuntos são sérios e bons. OBS: eu tenho que aprender com quem sabe. Um abraço! Joás Tavares.

    ResponderExcluir
  22. Bacana o assunto desta postagem. Aqui tem algo que publiquei também um pouco sobre o assunto:

    http://www.designgrafico.art.br/pontod/mural/copyleft.htm

    E um viva à criativiade, ao estudo e ao trabalho de quem produz.

    ResponderExcluir
  23. Estou eu indignado com um leitor cara de pau que visita meu site e vive deixando spams(com o link do blog dele). Eu sempre apagando... daí visito o blog dele e descubro que ele está copiando TODOS os meus posts!.

    Vou ao google, pesquisar onde posso denunciar o bendito blog plagiador... e caí aqui. Ótimo post Ju, já sou visitante do blog e assinante do feed, mas nem imaginava que tinha aqui um post sobre plágio.

    Estou me sentindo péssimo por ver um trabalho que realizo a um ano - que dá tanto trabalho - sendo copiado por qualquer um. Mas fazer o que, se nossa justiça é falha e não há nenhum tipo de orgão que fiscalize.

    Abraços Juliana!

    www.seriadosnopc.com

    ResponderExcluir
  24. Juliana, você é minha guru! Vou fazer alguns comentários sobre o que você escreveu:

    1- "Estamos vivendo uma época de decadência no ensino e na educação"-É fato, pois sou professor e convivo com banalidades por parte de professores e alunos. É um problema estrutural e não sei se vai se resolver tão cedo.

    2- "(...)copiadores também não entram na Universidade!"- Infelizmente entram, a "incrusão" social e a busca por um nicho recorrente fizeram como que pipocassem milhares de Universidades, com todo o tipo de proposta no país.

    3- "Eu não conheço nenhum blogueiro que fez sucesso usando o Crtl C...alguém aqui conhece????"- Ahhh, o consolo é que, realmente, os blogueiros plagiadores não se dão bem :-)

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  25. Sobre Plágio

    Tem todo o meu apoio, muito bom essa sua colocação, me lembro de quando programava e tinha meus códigos copiados...
    Hoje estou como você... ZEN
    Estou começando agora nesta de blogueiro, apanhando muito mas aprendendo aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
  26. Olá Juliana,

    Sou muito fã do seu blog. Estou criando um blog de dicas para bloggers como o seu. Estou pesquisando muito sobre como posso proceder para que ele sobreviva sem passar por cima da ética do mundo blogger. Gosto muito de escrever sobre temas varidos mas sei que não consegurei postar sobre todos os temas com assuntos da minha completa e exclusiva autoria. Todo esse meu cuidado é decorrente de um erro inocente que cometi quando eu tinha um blog sobre dicas de inglês. Fui inventar de copiar um texto interessnte de um blog de uma professora. Claro que coloquei tanto no cabeçalho como no rodapé o link do site dela e a autoria do texto. No dia seguinte eu recebí um bombardeio de comentários de alunos e da própria professora criticando minha atitude e pedindo para que eu tirasse a postagem de lá. Quando eu lí todos aqueles comentários de imediato tirei tudo e me sentí super mal. O texto que eu copiei era de um blog da Inglaterra. Então pergunto a você se realmente é legal copiarmos dicas e textos de blogs alheios mesmo que colocando os créditos do autor. Gostaria que você me explicasse se isso chega a aborrecer ou gerar polêmica entre os bloggers brasileiros. No meu ponto de vista, se copiassem um texto de minha autoria e colocassem meus créditos eu me sentiria orgulhoso pois essa é uma forma de fazer com que outras pessoas conheçam o meu trablaho e visitem meu blog. Mas você sabe que cada cabeça é uma sentença. Você ou os seus leitores acham que é legal copiarmos e colocarmos os créditos do autor apenas sem pedir uma autorização formal ao mesmo?

    Agradeço desde já e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  27. Eduardo, o que eu sei e penso sobre o tema está descrito aqui:
    http://www.dicasblogger.com.br/2009/04/reflexoes-sobre-plagio-e-direitos.html
    Atente-se sempre para o tipo de licença do blog que você pretende extrair algum post:
    http://www.dicasblogger.com.br/2009/05/licenca-creative-commons-ou-nao.html
    E agora o meu conselho: crie seu próprio conteúdo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top