Usando o contador de estatísticas do Blogger

Usando o contador de estatísticas do Blogger

6 10 99
Usando o contador de estatísticas do Blogger 10 6 99
image
Em julho deste ano, o Blogger lançou um contador de estatísticas próprio - Serviço de estatísticas integrado ao Blogger – facilitando a vida, principalmente, dos novatos.
O problema é que, no começo, as estatísticas não batiam com os números fornecidos por outros serviços consagrados, como o famoso Google Analytics, o que fez com que muita gente (inclusive eu) não botasse fé na nova ferramenta.
E não é que eu estava enganada? Apesar do bug recente - Estatísticas não estão aparecendo para alguns usuários – o contador do Blogger surpreende!
Além do trivial, que é mostrar o número de visitantes, páginas exibidas, localidades e palavras-chave, o contador nativo do Blogger ainda exibe dados em tempo real, recurso que  faz muita falta no Google Analytics.
Neste tutorial, vou  mostrar como funciona o contador do Blogger, usando os dados estatísticos do meu outro blog, o Dicas de Informática.
Para acessar o contador, faça login no Blogger e clique na aba estatísticas.
estatísticas-blogger
O painel estatísticas é divido em: visão geral,postagens, origens do tráfego e público.
Em visão geral, temos acesso ao número de visitantes de agora (tempo real), do dia, da semana, do mês e de tudo, bem como podemos ver um resumo das visualizações de páginas, postagens, origens do tráfego e público.
Em postagens, são exibidos os posts e páginas que mais geram visitas ao blog.
estatisticas-blogger-posts
Em origens de tráfego, nos deparamos com os sites que mais enviam visitas (urls de referência e sites de referência), bem como com as palavras-chave mais comuns
estatisticas-blogger-trafego
E, por fim, em público, aparecem as visualizações de páginas por paíss, navegador e sistema operacional, traçando um perfil de preferência de nossos leitores.
estatisticas-blogger
É possível configurar o contador pra que seus próprios acessos não sejam contabilizados. Clique no link Não rastrear suas visualizações de página, que fica na aba visão geral, logo abaixo das visualizações de página (dica do @maxmartins4)
contador-blogger
Pra que serve tudo isso? Bem, para muitas coisas. Veja algumas delas em:
Vamos supor que em seu blog tenha um contador online e que, em determinado momento, ele está “bombando” de tantas visitas. É natural que bata uma curiosidade em saber de onde elas estão vindo, certo? Com o contador do Blogger, isso já é possível. Basta clicar em origens do tráfego, ativando o botão agora. Legal, né?
Além de tudo isso, temos os gadgets postagens populares e estatísticas do blog. O primeiro exibe os posts mais acessados e o segundo, mostra os números de acesso.
gadget-estatisticas
O contador de estatísticas do Blogger é um serviço básico, mas robusto e, o melhor: é de graça e já vem totalmente integrado ao seu blog. Quer mais? Acesse:
Atualização: Nos comentários, alguns leitores relataram que os dados do contador do Blogger não batem com os do Analytics. Recomendo que vocês comparem com as vizualizações de página e não com o número de visitas. Vejam:
pv-analytics
Visualizações de páginas do Dicas de Informática, via Google Analytics
pv-blogger
Visualizações de páginas do Dicas de Informática, via Blogger
Número de visitantes é diferente de número de exibições de páginas:
  • visitantes únicos (visitors) – visitantes contados apenas uma vez
  • visitantes totais (visits): todos os visitantes (com e sem retorno)
  • exibições de páginas (pageviews): número de páginas vistas por todos os visitantes
  • referências (referrers): de onde partiram as visitas
18 Comments
Comments
  1. Muito bom, Juliana!

    Outra coisa que achei interessante é que podemos optar por não serem registradas as visualizações de páginas feitas pelos editores do blog. Se não estou enganado, o Analytics não tem esse recurso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O blogger está surpreendendo cada vez mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Max! Muito bem lembrado! Vou atualizar o post ;)

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu ainda não consigo confiar. Por que será que os números são tão diferentes dos outros serviços? A ponto de registrar quase 2000 visitas enquanto o Analytics e o Histats registram 300? Acho muito estranho isso.

    ResponderExcluir
  5. Cintia, eu publiquei este post justamente pq notei que as estatísticas dos meus blogs estão batendo com o do Analytics. Mas pode ser que isso não esteja acontecendo para todos.

    ResponderExcluir
  6. Mas para o meu blog ainda não bate com o Google Analytics. Tipo dá quase o dobro de diferença :-(

    ResponderExcluir
  7. Vocês têm que comparar as visualizações de página e não o número de visitantes únicos.

    ResponderExcluir
  8. O único problema dessas estastiscas é que sempre recebo visitas vindas do Google, mas quase nunca ele mostra qual foi a palavra - chave.

    ResponderExcluir
  9. Eu achei fantástica essa novidade. Os números diferem pois as estatísticas começam a partir do momento que foi implantado o novo serviço.
    Seria lugar comum dizer que seu blog é maravilhoso, todas as minhas dúvidas resolvo com sua ajuda. Obrigado!

    Paz pra vc

    ResponderExcluir
  10. Juliana, aproveitando a deixa deste post, gostaria de saber se posso inserir um contador de visitantes online, dentro da Widget de Estatísticas, que vc disponibilizou pra gente. Deixando claro que os créditos para o Dicas Blogger continuariam. Será para meu blog ( ainda em fase de construção).

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana.
    Eu tenho uma dúvida com relação ao Google Analytcs.

    Eu tinha um contador gratuito, até o blogger lançar o seu próprio. Daí, deixei o free pra usar somente o do blogger. Agora com esse seu post, resolvi fazer me cadastrar no analytcs. Só que lá, minhas visitas, visualizações e dados estao zerados. Tem como exportar esses dados?

    ResponderExcluir
  12. Muito bom este post!
    Acredita que até antes do seu post eu nunca havia clicado para ver? Agora fui comparar e vi que as estatísticas batem com o Analytics,dispensei todos os outros recursos que usava!
    Valeu pela dica!
    Bjos Juliana!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Passei a usá-lo há alguns dias e as estatísticas batem. Mas acho ele feio :P porém útil xD

    ResponderExcluir
  14. www.abusar.gov.br é o site campeão de envio de visitas e eu nunca ouvi falar O.O

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante esse recurso de não contar as visualizações de página do dono do blog.
    Li agora este post e já fui ativar isso, afinal eu tenho sempre que visualizar o blog depois de enviar cada post.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top